Nordeste Rural | Homepage


Desmatamento na Amazônia ganha reforço de drones na fiscalização da floresta

🕔06.jan 2026

O reforço tecnológico aumenta a capacidade de acompanhamento da floresta e de regiões críticas, apoiando operações que exigem precisão em locais de difícil acesso. Os drones foram requisitados inicialmente pela Receita Federal e serão utilizados em operações contra delitos tributários e aduaneiros, como, por exemplo, pirataria, tráfico de entorpecentes, contrafação e circulação irregular de mercadorias. Já no âmbito da Defesa, passam a integrar as atividades de preservação territorial e ambiental.

Para o CEO da Gohobby, Adriano Buzaid, a tecnologia de drones pode ser um grande aliado do poder público. “O acordo reforça o papel estratégico da tecnologia no apoio às ações do Estado”, afirma o executivo. O Censipam, atualmente sob a liderança do general Richard Fernandez Nunes, atua de forma integrada por meio de sistemas de sensoriamento, radares e plataformas de coleta e análise de dados. Essas ferramentas subsidiam ações coordenadas para a proteção da Amazônia e combate a ilícitos em áreas sensíveis.

O Matrice 30T, da Série Matrice 30, é um drone de nova geração desenvolvido para missões críticas e operações de alta complexidade. Compacto, dobrável e de rápida implantação, combina alto desempenho, inteligência embarcada e robustez para atuação em ambientes extremos.

Com até 41 minutos de autonomia, resistência a ventos de 12 m/s e certificação IP55, o modelo integra câmera grande angular, zoom de até 200x, sensor térmico e telêmetro a laser. A solução conta ainda com sensores omnidirecionais, transmissão de vídeo em 1080p com OcuSync 3 Enterprise e integração com plataformas em nuvem, ampliando a eficiência operacional e a tomada de decisão em tempo real.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE