Nordeste Rural | Homepage


Cuidados com os bezerros para garantir uma boa criação

🕔27.set 2021

O manejo de bezerros é um dos fatores mais importantes para garantir a boa produtividade da fazenda e trazer lucros para o produtor de leite que deve se preocupar com os animais desde suas primeiras horas de vida. Logo quando o bezerro nasce, o produtor deve fazer a limpeza, retirando membranas fetais e muco do nariz e da boca e deve, em seguida, preencher-lo em local limpo e seco.

O colostro (o primeiro produzido pela vaca), deve ser mamado nas primeiras seis horas, e o que sobrar deve ser utilizado para outros bezerros, podendo também ser armazenado em refrigeração para uso posterior. É preciso ter cuidado também com o corte e cicatrização do umbigo que deve ser tratado com solução de iodo a 10% até que caia. A alimentação durante os seis primeiros meses deve ser feita à base de ração concentrada. O bezerro pode receber também sal mineral e deve ter sempre água limpa disponível.

O produtor precisa estar atento ainda para a prevenção de doenças, providenciando a vacinação contra Paratifo nos primeiros 30 dias e a vermifugação a partir do segundo mês de vida do fillhote.

 

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE