Nordeste Rural | Homepage


Como produzir e processar erva-doce

🕔08.jun 2021

A erva-doce é uma planta cultivada em quase todo o Brasil. Na Região Nordeste, o cultivo ocorre no período das chuvas (em sequeiro). Em Sergipe, o cultivo é feito principalmente em consórcio com o feijão. Com o objetivo de aumentar a produtividade da erva-doce, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Sergipe/Aracaju) realizou uma pesquisa, verificando, dentre outras coisas, quais outras plantas poderiam ser cultivadas com a erva-doce (ou seja, em consórcio), além do feijão.

A pesquisadora Luciana Marques de Carvalho diz que foram feitos plantios consorciados da erva-doce com o milho, o feijão caupi, feijão comum, o manjericão e a arruda.  Os melhores resultados foram verificados no cultivo consorciado com o feijão, tanto o comum quanto o caupi. O milho, dentro do espaçamento adotado para a erva-doce (1,00 x 0,80m), não se mostrou muito adequado, pois reduziu tanto o crescimento quanto o desenvolvimento da planta.

Já nos consórcios com o manjericão e com a arruda, também consideradas plantas medicinais, assim como a erva-doce, observou-se que o plantio não causou redução na produção da erva-doce, porém o manjericão não conseguiu se manter na área por muito tempo. A arruda mostrou-se mais resistente a condição climática.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE