Nordeste Rural | Homepage


Como o agricultor pode usar o zoneamentos agroecológicos com sucesso

🕔02.jul 2021

O zoneamento agroecológico nada mais é do que a caracterização das potencialidades dos ambientes, em seus mais diversos aspectos. Aplicado à agropecuária, por exemplo, torna-se uma ferramenta para que o produtor possa identificar os pontos fortes e as deficiências de sua área produtiva.  Além disso, é um subsídio importante para orientar o uso, ocupação e manejo ambiental de forma integrada, levando em conta os recursos naturais renováveis que coexistem nas diferentes paisagens.

Para o pesquisador Manoel Neto, o “Zoneamento Agroecológico pode ser usado pelos pequenos produtores da agricultura familiar”. A recomendação é que o zoneamento agroecológico poderá ser praticado mesmo em pequenas propriedades rurais, executado com a participação efetiva do próprio agricultor e de sua família, em todas as etapas do processo de levantamento das informações técnicas de campo.

Por meio deste tipo de zoneamento agroecológico, faz-se a caracterização detalhada dos recursos naturais existentes em cada ambiente da propriedade, tomando-se como base as áreas planas de topo de elevação (Chãs), áreas com declives ou encostas e as área de fundo de vales ou baixios. Em cada um destes ambientes são levantadas informações como: fertilidade do solo, profundidade, pedregosidade, a posição que ocorre nos referidos ambientes; que tipo de vegetação da vegetação existe ou se a área foi desmatada; informações sobre a erosão; que tipo de uso, se com pato natural ou com culturas; se existe água disponível, ou onde pode ser feita captação e armazenamento; informações gerais sobre o agricultor e sua família, se usa mão-de-obra familiar ou externa, etc.  Faz-se também um diagnóstico detalhado das condições socioambientais da propriedade, naquele momento. Com base nestas informações técnicas é que são recomendadas as práticas e processos que viabilizem uma produção satisfatória dentro de critérios conservacionistas.

A Embrapa Solos UEP Nordeste, desde a sua criação, vem executando trabalhos de zoneamentos territoriais para fins agrossilvipastoris, abrangendo regiões como o nordeste brasileiro, estados, municípios e até mesmo levantamentos detalhados para fins de irrigação. São realizados de acordo com a demanda ou com o detalhamento que se deseja obter as informações técnicas de campo.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE