Nordeste Rural | Homepage

Brasil já tem método de diagnóstico da peste suína africana com validação oficial

0 Comments 🕔18.nov 2020

Essa validação é imprescindível para estruturar o País em meio aos surtos que estão atingindo a Europa e a Ásia. Os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) treinados no laboratório de referência da União Europeia em Madri, Espanha, validaram métodos de diagnóstico da Peste Suína Africana (PSA) utilizados pela Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs). O anúncio foi feito pela Secretaria de Defesa Agropecuária. Com a validação, o país está preparado para atuar caso a doença seja introduzida no território. Atualmente o Brasil está livre da Peste Suína desde 1984.

A rede de laboratórios trabalha desde 2015 para padronizar e verificar seus métodos e concluiu agora a validação completa das técnicas moleculares para diagnóstico da doença. A preparação é de grande importância em meio ao número de surtos da Peste Suína Africana pelo mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), são 7.642 surtos em andamento, sendo que 131 novos casos foram registrados na segunda quinzena de outubro.

“É uma necessidade. Há uma grande quantidade de voos que chegam desses países e as pessoas trazem comida na bagagem, como linguiça e outros embutidos” conta o Affa Leandro Barbiéri, da Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários. “Por mais que os países alertem e fiscalizem, sempre há a chance de algum material contaminado passar e o vírus acabar chegando até as granjas de criação de suínos”, continua.

É importante lembrar que, apesar da Peste Suína Africana não atingir humanos, ela é devastadora para as criações de suínos e pode levar ao sacrifício de milhares de animais e à suspensão das exportações, causando grave impacto econômico.

 

No Comments

No Comments Yet!

No one have left a comment for this post yet!

Write a Comment


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home2/nordest1/public_html/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 157

Warning: Illegal string offset 'rules' in /home2/nordest1/public_html/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 158
<

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE