Nordeste Rural | Homepage


As principais pragas que atacam as plantações de soja no Nordeste

🕔20.ago 2019

praga na sojaA região oeste da Bahia abrange 32 municípios, entre eles Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, e corresponde ao “ba” do Matopiba, área de expansão agrícola que compreende também parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Ela tem a segunda maior produção de algodão do Brasil e fica em sexto lugar na colheita de soja.

Ali, como no restante do Brasil, a ferrugem asiática é a principal ameaça às lavouras de soja. Se não for bem manejada, a doença pode reduzir em até 90% a produtividade do grão. Desde 2011, os prejuízos acumulados com o problema no Brasil chegam a 10 bilhões de dólares, de acordo com as estimativas do Consórcio Antiferrugem. Na safra 2013/2014, o custo do controle ficou na casa dos 2,2 bilhões de dólares.

O Consórcio Antiferrugem foi criado em 2004 e integra uma estratégia de transferência de tecnologias e uma rede de pesquisadores para promover ensaios cooperativos para testes de fungicidas. Conta com aproximadamente 100 laboratórios cadastrados em todo o Brasil e cerca de 60 pesquisadores. Mantém um site na internet com dados de ocorrência das doenças, além de informações de pesquisa e orientações técnicas.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE