Nordeste Rural | Homepage


As frutas com mais resistência e produtividade

🕔08.set 2015

MaracujaOs pesquisadores da Embrapa trabalham em pesquisa criando novas cultivares de frutas para melhorar geneticamente a cultura e visando fortalecer os produtos que são lançados no mercado. Para isso, oito novas cultivares de frutas foram lançadas pela Embrapa e já estão disponíveis para compra e plantio. Entre elas, variedades de pêssego, uva e maracujá. Esse é o resultado de um programa de pesquisa de melhoramento genético que visa fortalecer os produtos brasileiros e torná-los mais competitivos, tanto no mercado nacional quanto no internacional.

As vantagens das novas cultivares, são apresentadas pela supervisora de mudas da Embrapa Produtos e Mercado, Keize Junqueira, que destaca as principais características das novas variedades e as vantagens que trazem para o produtor e para o consumidor. A BRS Platina, por exemplo, é uma variedade de banana prata que apresenta alta resistência às principais doenças da cultura – a Sigatoka-amarela e o Mal-do-Panamá.

As outras sementes que estão no mercado e podem ser usadas pelo agricultor brasileiros, são BRS Carimbó (cupuaçu), BRS Fascínio e BRS Regalo (pêssego), BRS Passos (lima ácida tahiti), BRS Rubi do Cerrado (maracujá), BRS Magna e BRS Vitória (uva).

A maioria das frutíferas possui exploração predominantemente familiar. Podem ser cultivadas em extensões de áreas menores e, mesmo assim, trazer rendimentos significativos para os agricultores. Ainda possui diversos nichos de exploração, podendo proporcionar agregação de valor ao produto, na forma de polpas, sucos, doces, compotas, geléias etc.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE