Nordeste Rural | Homepage


Alerta aos donos de granjas: o uso de eletrólitos na produção aves deve ser constante

🕔19.jul 2023

O uso de eletrólitos na produção de aves tem sido uma alternativa cada vez mais usual para cumprir o propósito de equilibrar o nível de temperatura nas aves evitando o estresse calórico. Para os produtores, os especialistas orientam que o uso de eletrólitos deve ser constante, como explica a  gerente comercial da Quimtia Brasil, a médica veterinária Maria Antoanete Brandalize. Para ela, muitos acreditam que os eletrólitos devem ser usados apenas durante os dias de verão, que são tradicionalmente mais quentes por conta da alta temperatura. Entretanto, segundo ela, na realidade não é bem assim que se deve agir na prática.

No caso da avicultura, por exemplo, mesmo em dias menos calorosos, ainda existe a possibilidade de um superaquecimento nos aviários, por conta da grande concentração de aves, um aspecto comum que gera estresse calórico. “Por isso, ao contrário do que muitos produtores pensam, o uso de eletrólitos como recurso para melhorar a hidratação animal precisa ser realizado em todo o período do ano”, explica a especialista.

A especialista alerta que para os animais estarem sadios, eles precisam ingerir água. Com isso, os eletrólitos, assim como o Nuvihidrate – que são basicamente uma solução composta por sais eletrolíticos –, têm o papel de estimular de maneira mais assertiva o consumo de água pela produção animal. Assim, a expectativa é que aumente também o consumo de ração.

“Com o cenário de os animais bebendo mais água e, consequentemente, se alimentando mais e melhor, isso acarreta em uma série de efeitos positivos, como um melhor ganho de peso e uma melhor absorção intestinal, gerando assim uma melhor conversão alimentar, além de, claro, um aumento significativo da imunidade, ajudando os animais a serem menos suscetíveis ao desenvolvimento de doenças”, explica Antoanete.

A médica veterinária reforça, também, que a utilização de eletrólitos como solução para aumentar o nível de hidratação dos animais é de extrema importância não só para as aves, mas para todas as outras espécies, como bovinos, suínos e equinos e, até mesmo, para os pets.

“Para os produtores, é uma ferramenta excelente pois além de garantir o ganho de produtividade e de saúde dos animais, pode gerar, como resultado, ganhos de faturamento, seja qual for a finalidade da produção animal”, finaliza a especialista.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE