Nordeste Rural | Homepage


Agrinordeste mobiliza o interesse de políticos e da população

Agrinordeste mobiliza o interesse de políticos e da população

🕔02.dez 2023

Mostrando toda a influência presente no agronegócio brasileiro, a 30ª Agrinordeste reuniu grandes nomes da política nordestina, nesta sexta-feira (1). Entre muitas ações, o evento foi o palco da assinatura do programa de financiamento para pequenos produtores rurais.

O Projeto Agro Amigo, promovido pelo Banco do Nordeste, um dos principais parceiros da feira, vai disponibilizar cerca de R$5 milhões em linha de crédito para investimento na produção agropecuária.

Segundo Paulo Câmara, presidente da instituição, até o fim do ano a vida de diversas famílias será transformada pelo aporte financeiro. “Pernambuco terá sua produção praticamente dobrada em 2023. Isso é motivo de muita alegria e queremos continuar fazendo isso. O produtor rural terá a oportunidade de acessar o crédito com facilidade dentro dos nossos programas, das nossas linhas”, disse o ex-governador do estado.

“O Agro Amigo financia justamente o pequeno Pronafiano B, com recursos até 12 mil reais, no caso das mulheres. Então, estamos fazendo um mutirão até o final do ano para atingir mais de 1 bilhão de recursos aplicados em Pernambuco”, completou.

Já o deputado estadual Antônio Morais ministrou palestra no Seminário de Modernização do Setor Primário, na qual trouxe informações sobre a reforma tributária. De acordo com ele, a aprovação da medida é de suma importância para a economia. “Não há nenhuma dúvida que a reforma tributária é a mais importante e a mais difícil de ser feita, avançamos bastante agora quando conseguimos passar a primeira parte da reforma pela Câmara Federal. Há uma expectativa muito grande que ela seja aprovada, pois traz algumas modificações que vão ser muito importantes para quem produz no país”, afirmou o parlamentar.

A 30ª Agrinordeste também contou com a presença do deputado federal, Fernando Monteiro. O parlamentar compareceu ao evento como visitante, e se disse feliz em ver a proporção que a feira tomou nos últimos 30 anos. “Hoje temos tecnologias que, de repente, naquela época, quando começou, nem existiam, como a energia solar.

No passado, algumas carnes não eram tão valorizadas. Hoje, temos estandes com hambúrguer de bode. Isso mostra a força, principalmente do nosso sertão nordestino e pernambucano”.

A feira continua até domingo (3), com funcionamento das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

Fotos: Wenderson Araújo/Divulgação Agrinordeste

Serviço

30ª Agrinordeste

Data: Até 3 de dezembro

Hora: 10h às 21h

Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda (PE)

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE