Nordeste Rural | Homepage


Abertura da Trigésima Agrinordeste tem visita de Ministro do Governo

🕔01.dez 2023

Várias autoridades e políticos participaram do primeiro dia da 30ª Agrinordeste. O Ministro André de Paula, da Pesca, foi recebido pelo presidente da Faepe, Pio Guerra e participou como conferencista de uma das seções dos Seminários. O Ministro disse que Pernambuco tem muito a crescer na produção de pescado e ressaltou a importância da Agrinordeste como evento incentivador para o segmento rural. Também esteve presente na feira, a Secretária de Agricultura, Ellen Viegas.

Nos últimos anos, o agronegócio tem passado por transformações a fim de modernizar cada vez mais o setor. Diante disso, a 30ª Agrinordeste, que começou nesta quinta-feira (30) e vai até o domingo (3), promove atividades que mostram como a tecnologia auxilia o crescimento do agronegócio no Brasil e como esse desenvolvimento contribui com a sociedade.

Uma das instituições que fazem parte desta iniciativa é o Senar/PE, coordenando uma atividade sobre o uso de óculos de realidade virtual em seu estande institucional. Com a ferramenta, é possível fazer um tour por uma queijaria artesanal e um apiário, além de conhecerem o processo de produção do mel.

Uma das pessoas que vivenciou a experiência foi o presidente do Sindicato Rural de Machados, Ednaldo Marcolino, que usou o dispositivo pela primeira vez. “Com a auxilio do pessoal, aprendi rapidamente a usar os óculos e achei muito interessante. A gente vê todo o processo da fabricação e transporte até a colocação no mercado. O ramo da agropecuária em si, precisa se aliar à tecnologia, esse é o futuro. Fiquei muito entusiasmado, tanto que gostaria de usar os óculos na minha cadeia produtiva da fruticultura”, afirmou.

Já na Arena Agrinordeste os visitantes podem acompanhar quatro oficinas sobre uso de drones. Nelas serão demonstradas a aplicabilidade e viabilidade do material no campo, como: georreferenciamento, aplicação seletiva de herbicidas, monitoramento das lavouras, topografia, etc. Além disso, serão abordadas manobras, cuidados aos equipamentos e legislação para operadores.

Segundo Juan Sidney dos Santos, operador dos drones, o uso da tecnologia na agricultura tem aumentado bastante nos últimos anos, e a tendência é que se torne cada vez mais comum. “Hoje em dia se usa o drone para a agricultura de precisão. Conseguimos verificar a lavoura, pontos de incêndio, até também de agrotóxico. Isso facilita muito a vida do agricultor, porque ele diminui o custo, o tempo de cultivo e aumenta a produtividade”.

A Agrinordeste é realizada pela Faepe, com patrocínio do Sebrae, Sistema CNA/Senar, Senar Pernambuco, Banco do Nordeste (BNB), Adepe, Bayer, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SAD) e apoio do Sistema OCB.

Serviço:
30º Agrinordeste
Data: 30 de novembro a 3 de dezembro
Hora: 10h às 21h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda (PE)

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE