Nordeste Rural | Homepage


A importância de controlar a verminose em rebanhos de caprinos e ovinos.

🕔23.abr 2016

caprinos no aprisco 1A verminose é um dos principais problemas sanitários dos rebanhos de caprinos e ovinos. Afeta praticamente todos os animais a campo, reduz o consumo voluntário de alimentos, afeta a digestão e a absorção de nutrientes; reduz eficiência reprodutiva e consequentemente a produtividade geral do rebanho.

Além disso traz despesas financeiras adicionais geradas com aumento de mão de obra, aquisição de medicamentos e perdas com a mortalidade animal. Fora o fator econômico, destaca-se o problema com o resíudos das drogas utilizadas no tratamento, presentes na carne, no leite e no meio ambiente.

É importante que os produtores façam regularmente o controle da verminose no rebanho e consultem veterinários especializados para acompanhamento e monitoração do animais. Um boletim foi desenvolvido pela Embrapa, para servir como um guia simples para aplicação prática, contendo informações básicas que auxiliarão aos técnicos e os produtores na elaboração de um programa de controle da verminose em caprinos e ovinos

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE