Nordeste Rural | Homepage


A importância das florestas para o meio ambiente

🕔19.jul 2023

Áreas com vegetação nativa geram inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar da população e trazem oportunidades para a geração de renda e empregos. Apenas na Amazônia Legal, a floresta em pé gera R$ 1,5 trilhão em benefícios por ano, valor até sete vezes superior ao lucro estimado com a agricultura extensiva, exploração madeireira e mineração.

Brasil abriga cerca de 12% das florestas do mundo e pode ampliar ganhos com mercado de carbono e outros projetos de restauração. Fornecimento de água e alimentos, insumos para medicamentos, promoção do bem estar mental e físico, sequestro de carbono, regulação do clima, controle de erosões e proteção à biodiversidade. A lista de benefícios gerados pelas florestas é extensa, unindo aspectos ecológicos, econômicos e sociais, mas especialistas ressaltam que ainda há um desconhecimento na sociedade a respeito do valor das áreas naturais. O Brasil, que possui cerca de 12% das florestas do mundo, de acordo com o Relatório de Avaliação Global dos Recursos Florestais da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), publicado em 2020, mantém 497 milhões de hectares de matas nativas, sendo o país com a maior diversidade nesse campo, somando mais de 9 mil espécies.

“Precisamos avançar na consciência coletiva e na construção de políticas públicas que considerem a presença de florestas, a produção de alimentos e a manutenção da infraestrutura de forma complementar e harmoniosa. Todos ganham tendo florestas bem conservadas na paisagem local e regional. A floresta, além dos benefícios que gera para a própria natureza, traz subsídios essenciais para as pessoas, aumentando a produtividade de culturas agrícolas, a proteção da água e do solo, melhoria do clima, entre outros fatores fundamentais para a manutenção da nossa vida”, salienta Ricardo Ribeiro Rodrigues, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e professor do departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

 

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE