Nordeste Rural | Homepage


A espécie de palma hortaliça pode ser usada na alimentação humana

🕔29.jul 2016

plantação de palmaSemana passada, especialistas da Embrapa Semiárido e a Embaixada do México no Brasil discutiram os temas ligados ao “Uso da palma hortaliça – Nopal – na alimentação humana”.  O objetivo do encontro, realizado em Petrolina, interior de Pernambuco, foi apresentar a espécie como alternativa de consumo na dieta das pessoas em condições de semiaridez.

A experiência brasileira de cultivo da espécie é voltada quase que exclusivamente para produção de forragem no abastecimento da criação pecuária nas áreas dependentes de chuva da região Nordeste do Brasil. Entre os mexicanos, além do emprego no alimento dos rebanhos, a planta costuma ter empregos mais diversos: restauração de solos, medicina, indústria de cosméticos e, também, na culinária para humanos.

De acordo com o pesquisador Carlos Gava, da Embrapa Semiárido, uma importante vantagem da palma, em geral, e do nopal, em particular, é a adaptação que possui em regiões com pouca disponibilidade de água e temperaturas extremas.

“As raízes captam a água da chuva e se acumulam nas folhas, e tanto o fruto como a raquete da planta são fontes de fibra, minerais e vitamina C. Alguns estudos realizados no México revelam que a palma possui propriedades antioxidantes, anticancerígenas, antiinflamatórias e antivirais”, diz.

Especificamente, a palma hortaliça ou Nopal tem grande potencial nutricional: é rica em vitaminas (A, C, K, B2 e B6) e grande fonte de minerais, principalmente cálcio, potássio e magnésio. Vários estudos apontam a espécie como planta muito versátil. Há variedades apropriadas para o consumo dos animais. Outras têm largo uso como hortaliças ou para a produção de frutos. Aquelas destinadas ao cultivo para colheita de frutos e de hortaliças têm sido usada como alimento humano no México e América Central desde antes do descobrimento, principalmente pelos Astecas.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE