Pernambuco promove a primeira reunião do Fórum da Seca nesta quinta feira
O primeiro encontro do ano, realizado, no Recife, será marcado pela palestra “Políticas de Convivência com as Secas na Austrália”, que será apresentada pelo secretário da Plataforma de Águas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a serviço da Austrália, o engenheiro Florestal Marlos de Souza.
A importância do evento se deve ao fato de que o Nordeste brasileiro passa pelo sexto ano consecutivo de seca. Segundo o presidente da Faepe, Pio Guerra, doze milhões de nordestinos sofrem as consequências dessa estiagem prolongada, 1.200 municípios já decretaram estado de emergência e mais de sete milhões de cabeças de gado desapareceram. Em Pernambuco, são mais de um milhão e duzentas mil pessoas atingidas. Dados do IBGE apontam, ainda, uma redução de mais de 30% da área cultivada e cerca de 50% do Valor Bruto da Produção, se comparado a 2011.
O destaque do encontro será conhecer a experiência dos australianos, que conseguem manter a disponibilidade de água, tanto para o abastecimento público, quanto para as atividades econômicas do país, diante de secas tão severas. Esta é a terceira edição do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas. Criado em 2014 pelo Sebrae e pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), o evento é um espaço de debates que reúne especialistas do Brasil e do exterior, a fim de discutir à adaptação ou implantação de soluções permanentes para convivência produtiva na região semiárida, a exemplo do que ocorre em países como Estados Unidos, Austrália e Índia.
O Fórum é composto por 13 instituições empresariais: Associação dos Criadores de Cana de Pernambuco (ACP), Associação dos Fornecedores de Cana Pernambuco (AFCP), Associação Nordestina de Agricultura e Pecuária (Anap), Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Pernambuco (Facep), Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomercio/PE), Federação da Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebraer/PE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato da Indústria do Açucar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar) e Sindicato dos Cultivadores de Cana de Açúcar de Pernambuco (Sindicape).

