Nordeste Rural | Homepage


Uma árvore que ajuda a recuperar áreas degradadas

🕔17.dez 2020

É o Taxi-Branco, uma leguminosa arbórea usada para recuperação de áreas degradadas e abandonadas pela cultura migratória. O sistema de agricultura migratória, tradicional na Região Amazônica, não contribui para a melhoria de vida do produtor rural, e também causa sérios danos ao meio ambiente.

A derrubada e queima da floresta, para o cultivo de culturas de subsistência, diminui a capacidade produtiva do solo. O esgotamento do solo é tão grande, que, em dois ou três anos, a área é abandonada. E o agricultor, por sua vez, parte para repetir o mesmo procedimento em outra área, e assim sucessivamente.

Para interromper esse ciclo danoso e recuperar as áreas já degradadas, a Embrapa oferece a utilização do taxi-branco como alternativa ao agricultor. O programa vai ensinar como cultivar essa leguminosa, rica em nutrientes capazes de recuperar o solo, que pode ser plantada só, ou em consórcio com mandioca ou milho.

 

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE