Nordeste Rural | Homepage


Orientações para um controle biológico de pragas em hortaliças

🕔17.jun 2020

horta domésticaO controle biológico tem sido um método de combate às pragas, bastante utilizado nas lavouras de hortaliças, tanto em campo aberto quanto em cultivo protegido. Essa prática refere-se à introdução ou manipulação de organismos considerados inimigos naturais dos insetos-pragas, que causam prejuízos para o horticultor. Com isso, os inimigos naturais, também chamados de agentes de controle biológico, regulam o número da população de pragas e contribuem para uma menor utilização de agrotóxicos nas hortaliças, alimentos que geralmente são consumidos.

Para o pesquisador Alexandre Pinho de Moura, da Embrapa Hortaliças, é importante que se realize o monitoramento da lavoura para facilitar um controle preventivo e saber qual inimigo natural deve ser utilizado. “A escolha do agente de controle biológico varia em virtude da praga que se quer combater e, antes de liberá-lo no ambiente, é preciso averiguar se não haverá impactos, por isso a importância de consultar especialistas ou institutos de pesquisa”, assinala o pesquisador.

Uma sugestão do produtor rural Cloiton Brahin, da Coopgrande – Cooperativa Agrícola de Campo Grande/MS, é de que teve como experiência a adoção de controle biológico no cultivo de brássicas. “Quando o produtor utiliza o produto químico em excesso, a praga pode adquirir resistência. Neste caso, o controle biológico acaba sendo uma alternativa bastante eficiente”, analisa Brahin. Portanto, é importante que o produtor rural procure ajuda de um técnico para fazer o monitoramento e controle das pragas, na sua lavoura.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE