Nordeste Rural | Homepage


Uso de caldas naturais para combater pragas e doenças nas hortaliças

🕔20.set 2021

O ataque de pragas e doenças é um dos problemas maiores enfrentados por pequenos ou grandes produtores de hortaliças. As plantas podem ser atacadas por uma ampla gama de patógenos e insetos. Uma aplicação de agrotóxicos é o meio mais usado para combater tanto pragas quanto doenças das hortaliças. Mas, além desses produtos custarem caro, a aplicação errada pode contaminar o trabalhador, os próprios alimentos e o meio-ambiente.

Uma alternativa de baixo custo e mais segura para combater pragas e doenças das hortaliças é o uso de caldas naturais, que podem ser preparadas pelo próprio agricultor, usando produtos caseiros. Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, José Roberto Vieira Júnior, existem alguns produtos naturais que podem ser usados ​​nas lavouras e que têm menor toxidade do que os produtos químicos recomendados. “O risco é bem menor à saúde de quem está consumindo e de quem está aplicando. Existem caldas à base de pimenta, fumo, cebola, alho, entre outras”, explica.

Mesmo utilizando produtos naturais, não se pode dispensar alguns cuidados na hora de preparar essas caldas, como o uso de luvas, óculos protetores, calça comprida e avental. Os produtos não devem ser ingeridos e precisam ser longe do alcance de crianças e animais.

 

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE