Nordeste Rural | Homepage


Uma cultivar de bananeira própria para agricultura familiar

🕔21.jul 2021

Sua principal vantagem da nova cultivar é a resistência à sigatoka-amarela e ao mal-do-Panamá, duas das principais doenças da cultura da banana. A nova cultivar foi Lançada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), É a BRS Platina, uma cultivar de bananeira tipo Prata cujas características favorecem o aumento da produtividade e a diminuição dos custos de produção.

A BRS Platina apresenta bom perfilhamento, porte médio e características, tanto de desenvolvimento quanto de rendimento, idênticas às da Prata Anã. Os frutos da nova variedade também parecem com os da Prata Anã em forma, tamanho e sabor, porém devem ser consumidos com a casca um pouco mais verde, à semelhança das variedades do subgrupo Cavendish. Além disso, deve ser colhida de acordo com o mesmo manejo adotado para Cavendish. É indicada para agricultura familiar e também para a agricultura orgânica, pois tem um manejo mais rústico, não sendo necessário manejo sofisticado. Como é mais resistente, permite ao agricultor utilizar menos agrotóxicos, o que torna o produto também mais seguro para o consumidor.

A variedade já foi lançada em áreas produtoras do Rio Grande do Sul, da Bahia e de Minas Gerais. Foi desenvolvida em parceria com a Unidade Regional Norte de Minas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig (Nova Porteirinha/MG) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Guanambi/BA).

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE