Nordeste Rural | Homepage

Termina amanhã o prazo para comprar vacina contra a aftosa

🕔30.jul 2020

Os produtores nordestinos, principalmente os pernambucanos, precisam se apressar para finalizar a etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Cerca de 31 mil produtores ainda não realizaram a compra da vacina e poderão ser punidos pela falta de imunização do rebanho. O prazo final para comprar a vacina contra febre aftosa termina dia 31 de julho, amanhã e não será mais prorrogado. A informação é da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) em comunicado a todos os produtores do Estado.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa pretende imunizar mais de 1,9 milhões de animais, até o momento 76% desse rebanho já foi vacinado e declarado na Adagro seja online ou presencialmente nos escritórios que estão funcionando para atendimento ao público até as 12 horas. A campanha busca preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com a economia do Estado.

As regiões que estão com maior dificuldade de atingir os índice são: o sertão do Araripe, Sertão Central, Sertão de Itaparica e alguns municípios do Agreste (Alagoinha, Arcoverde, Buíque e São Bento do Una).

Os produtores devem ficar atentos ao prazo pois os produtores inadimplentes serão penalizados com multa de R$300,00 por propriedade, rebanho, R$60,00 por animal não imunizado e fica proibido de transitar com o seu rebanho, retirar a guia de trânsito animal (GTA)  e fica impedido de conseguir financiamentos bancários para a área rural.

A imunização de bovinos e bubalinos é obrigatória para todas as idades e fundamental para o Estado manter o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa com vacinação. A Adagro lembra que a declaração pode ser feita presencialmente nos escritórios da Adagro ou online pelo site da Adagro, clicando na banner do siapec3.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE