Nordeste Rural | Homepage


Equipamento usado na Austrália é adaptado para os canaviais de Alagoas

🕔07.Maio 2019

cana de açucarUm simulador de produção empregado na Austrália foi parametrizado pelo pesquisador da Embrapa Inácio de Barros para uso no desenvolvimento de sistemas de cultivo da cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro. Trata-se do APSIM, acrônimo para Agricultural Production Systems sIMulator (simulador de sistemas de produção agrícola), que foi validado pelo especialista para uso no País.

Por meio da ferramenta, é possível simular sistemas de produção de diversas culturas agrícolas, analisar e prever o seu desenvolvimento, produção, demanda por insumos, impactos no meio ambiente e obter centenas de informações que o pesquisador e o produtor necessitam para tomada de decisões de manejo da cultura e administração da propriedade com maior segurança.

O cientista determinou, por exemplo, o manejo mais adequado para reduzir o volume de água usado na lavoura de cana, diminuir perdas de fertilizantes e obter o máximo rendimento, com recomendações valiosas, como por exemplo, a melhor época para o plantio ou o ajuste da adubação em função do manejo da palhada. As simulações foram feitas para as condições da região dos Tabuleiros Costeiros do Nordeste.

O simulador apresenta em poucos minutos resultados que levariam anos para serem obtidos por meio de experimentações de campo com alto custo e muita mão de obra. É possível avaliar, por exemplo, se uma cultivar terá sucesso em uma determinada região, qual a melhor época de plantio, qual a necessidade de nutrientes e água, quais os impactos ambientais que diferentes fertilizantes provocarão, entre outras opções.

“O desenvolvimento e manutenção da ferramenta são sustentados por rigorosos padrões científicos e de engenharia de software”, afirma o pesquisador Inácio de Barros, da Embrapa Gado de Leite (MG), que atuou como cientista visitante na cidade de Brisbane, Austrália, no Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), agência federal independente australiana responsável por pesquisas científicas e tecnológicas.

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE