Nordeste Rural | Homepage


Apesar da crise, tudo aponta para um crescimento do agronegócio brasileiro

🕔02.nov 2015

agronegocio irrigaçãoA produção agrícola pode crescer muito mais, caso o agricultor planeje mais investimentos em infraestrutura e Logística. É o que diz o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar. Ele disse que os desafios da agricultura brasileira são grandes mas traçou um cenário otimista para os próximos anos.

As previsões de curto prazo mostram, segundo Nassar, que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor deve crescer entre 1% e 1,5%, em relação ao resultado do ano passado. Para 2016, ele considera um aumento de até 1,7% na produção de grãos, saltando para 213,5 milhões de toneladas, em comparação com a produção estimada para este ano.

As estimativas de longo prazo apontam que até 2025 a área plantada deve crescer em 8,7 milhões de hectares para o plantio de grãos e em 2,2 milhões de hectares nas demais lavouras, exceto florestas. Um dos maiores desafios para garantir um desenvolvimento mais expressivo do setor, na avaliação do secretário, dependerá do aumento dos investimentos em infraestrutura e logística e em pesquisa e inovação.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE