Nordeste Rural | Homepage


Inseminação artificial pode melhorar o rebanho leiteiro

🕔29.out 2024

A implantação da prática de inseminação artificial (IA) em rebanhos de pequenos produtores de leite na região de Itararé, interior de São Paulo, é um exemplo para outras regiões do Brasil.  O foco do programa é contribuir no desenvolvimento da produtividade com rentabilidade de produtores na bovinocultura de leite. O trabalho tem o incentivo da Capal Cooperativa Agroindustrial, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de São Paulo (CATI).

Após um período de treinamento oferecido pela CATI para cooperados, filhos de cooperados e funcionários de propriedades rurais da região, técnicos da cooperativa começaram a colher os primeiros resultados positivos da adoção da IA junto aos produtores assistidos com o nascimento de animais saudáveis e geneticamente superiores.

Um exemplo do sucesso dessa capacitação é a bezerra Amora, uma das primeiras nascidas do projeto. Pertencente ao cooperado Mário de Oliveira e seu filho Matheus Cleto de Oliveira, de Itararé, a bezerra nasceu com 39kg e apresentou excelente disposição genética. Com a assertividade na adoção da técnica, o criador afirma que deve investir ainda mais no sistema.

Matheus já utilizava a inseminação artificial na propriedade, com bons resultados. Mas todo o processo era realizado apenas por seu pai, Mário de Oliveira. Por isso, para impulsionar ainda mais o potencial produtivo da cadeia leiteira, decidiram participar do curso para qualificar mais um inseminador na propriedade. O pecuarista conta que a IA trouxe mais agilidade nas operações, isso porque agora conta com mais uma pessoa para fazer as inseminações que têm proporcionado a eles um plantel de genética superior.

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE