Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

As vantagens do pastejo integrado entre ovinos e bovinos

🕔14.out 2018

Praticada em várias partes do mundo, a exploração integrada tem em sua fundamentação a maximização da utilização da forragem de modo a proporcionar um aumento de produção animal, sem causar o pastejo excessivo e o comprometimento da forrageira. A integração ovinos e bovinos tem como proposta otimizar o uso da pastagem na propriedade, mas o sucesso desta modalidade de  exploração mista depende do tipo de pastagem e das espécies animais envolvidas na integração.

“Entre os benefícios da ovinocultura e da bovinocultura integrada estão o aumento de produção por área e uma descontaminação do pasto, com a redução do uso de anti-helmínticos”, destaca Fernando Alvarenga Reis, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –Embrapa.  Segundo ele, a recomendação é que o produtor utilize pastos existentes na propriedade, desde que a sua formação seja de boa qualidade.

Em média, considerando uma capacidade de suporte de dois bovinos por hectare ou duas Unidades Animal (UA = 450 quilos de peso vivo) poderíamos substituir um dos bovinos por quatro a cinco ovelhas com cerca de 50 quilos de peso vivo cada uma. “Desta forma, nós teríamos dentro deste pasto, disponível para um hectare, uma vaca com quatro ovelhas”, explica o pesquisador, que desenvolve pesquisa na Embrapa Gado de Corte, uma das Unidades da Embrapa localizada em Campo Grande, MS, e é integrante da equipe de pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral, no Ceará.

Outra recomendação de Fernando Reis para o pastejo associado de ovinos e bovinos é de se fazer a adequação do pasto com instalação de cercas mais resistentes, como as de  telas campestres ou a de seis fios lisos para conter os animais menores. Também é preciso atenção quanto à alimentação dos animais, pois os ovinos não consomem o mesmo tipo de sal mineral que os bovinos. “Neste caso, é interessante se instalar um cocho mais elevado para os bovinos e um outro mais baixo, com uma altura de 30 a 40 centímetros do solo, para os ovinos”, aconselha o pesquisador. Outra vantagem do pastejo associado é o controle da verminose, porque os vermes que infestam os bois são diferentes daqueles que infestam os carneiros, o que impede que um contamine o outro, evitando sua rápida proliferação.

 

 

Similar Articles

Uma cultivar de arroz própria para cultivo em vários estados do nordeste

Uma cultivar de arroz própria para cultivo em vários estados do nordeste 0

É o arroz vermelho desenvolvida, pela primeira vez, no Brasil através dos pesquisadores da Embrapa.

Produtor perde menos usando suplementos granulados na dieta bovina

Produtor perde menos usando suplementos granulados na dieta bovina 0

Em um trabalho de pesquisa, cientistas da Embrapa Gado de Corte (MS) testaram alternativas para

Mudam as regras para produção de leite aos fornecedores das indústrias credenciadas pelo governo

Mudam as regras para produção de leite aos fornecedores das indústrias credenciadas pelo governo 0

As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União, nas Instruções Normativas (INs) 76 e

Justiça toma posição e canavieiros resolvem voltar ao trabalho

Justiça toma posição e canavieiros resolvem voltar ao trabalho 0

Na audiência de conciliação entre os trabalhadores e os empresários do Setor, no Tribunal Regional

A liderança mundial do Brasil na produção de café

A liderança mundial do Brasil na produção de café 0

A Maior produtor e exportador de café, e segundo maior consumidor do mundo, o Brasil

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE