Um pasto mais rico com o consórcio de milho e de braquiária
O consórcio de milho e braquiária para produção de pasto é uma boa alternativa para o produtor que produz milho na safrinha. Com esse consórcio, produz-se, em uma mesma área, grãos e pasto para alimentação dos animais. Uma das vantagens da técnica é garantir alimento para o rebanho o ano todo, inclusive, no período seco do ano.
O engenheiro agrônomo da Embrapa Agropecuária Oeste, Gessi Ceccon, recomenda para a adoção do consórcio de milho e braquiária: “O produtor pode optar pela espécie ruziziensis de braquiária, que tem um crescimento mais rápido no início. Também poderá utilizar a braquiária decumbens e brizantha”, explica. O consórcio “é uma forma de armazenar pasto durante o cultivo do milho para fornecimento aos animais nos meses em que não tem pasto”, completa Gessi.
Pra adotar a técnica, basta fazer o plantio da espécie de braquiária escolhida junto com o plantio do milho. Depois, o produtor ainda tem a opção de usar a braquiária como palhada seca pra fazer o plantio direto ou como pasto pro gado.

