Nordeste Rural | Homepage


Inteligência Artificial ajuda a prevenir incêndios florestais

0 Comments 🕔02.set 2026

Uma nova plataforma com Inteligência Artificial de monitoramento de imóveis rurais chega ao mercado para auxiliar na prevenção de incêndios florestais em Mato Grosso e no país. O CERTMIF, é uma solução digital que elabora diagnósticos de riscos de queimadas em propriedades, emitindo alertas e elaborando documentos de prevenção segundo a legislação vigente.

Criado a partir da parceria da GMG Ambiental com a empresa mato-grossense Ellos Soluções, o CERTMIF apresenta-se como um produto de baixo custo para o produtor rural – cerca de R$ 4,3 mil por ano. A plataforma apresenta-se como um meio de facilitar o cumprimento das normativas de prevenção de incêndio pelos produtores rurais, já que as multas podem chegar até R$10 milhões com os decretos da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Lei nº 14.944/2024). Além disso, o CERTMIF diferencia-se pela emissão de prova técnica, uma vez que antecipa os riscos por meio de alertas orbitais e inteligência artificial.

Para o coronel Aluisio Metelo, sócio do CERTMIF, o lançamento da plataforma é uma ferramenta acessível para o produtor preservar a sua produção e, consequentemente, o ambiente.  “A crise dos grandes incêndios é real e está acontecendo. Anualmente, temos 6,8 milhões de hectares queimados em Mato Grosso. Por isso, é importante buscar uma solução comum para sanar esse problema, entendendo que o cuidado com esses espaços também é cuidar da vegetação nativa que há neles”, explicou.

 

 

 

No Comments

No Comments Yet!

No one have left a comment for this post yet!

Write a Comment

<

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE