Nordeste Rural | Homepage


Criada uma máquina especial para plantar forrageiras

🕔20.mar 2024

É a Topa-tudo que foi desenvolvida para facilitar o plantio de mudas de espécies forrageiras – especialmente das cultivares BRS Kurumi e BRS Capiaçu. Normalmente, no caso dessas cultivares, são necessárias duas pessoas, trabalhando por cinco dias, para plantar um hectare. Mas, com a máquina é possível realizar esse mesmo trabalho dentro de um dia. O equipamento está em exibição na área de forrageiras da vitrine de tecnologas da Embrapa.

A Topa-tudo reduz o tempo de plantio, o número de operações de preparo do solo e a penosidade do trabalho. Também diminui os custos de produção relacionados ao plantio, aumentando a área plantada em até oito vezes em comparação ao plantio convencional manual. O equipamento foi desenvolvido em parceria entre a Embrapa e o produtor Joaquim Kurz Filho.

Por ser versátil, com possibilidade de ajuste de espaçamento, a máquina ainda pode ser utilizada para o plantio de espécies arbóreas, de cana-de-açúcar e de mandioca, por exemplo, bem como de outros capins. “Todas essas espécies que são plantadas por mudas podem ser plantadas com a Topa-tudo”, explica o supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia e responsável pela condução das vitrines de forrageiras da Embrapa Clima Temperado, Sérgio Bender.

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE