Nordeste Rural | Homepage
Advertisement
[ X ]

Você sabe o que é plátano? No Brasil já existem duas variedades registradas oficialmente

0 Comments 🕔14.mar 2019

banana da terraO plátano é um fruto muito semelhante à banana, tem casca mais dura, é mais esverdeado e costuma ser comercializado com o nome de banana-da-terra. Agora, já foram registradas as primeiras variedades de banana-da-terra do Brasil. Graças ao apoio da pesquisa científica, o Brasil conta agora com duas variedades de plátanos registradas oficialmente e uma terceira encontra-se em processo para essa oficialização.

Apesar de já serem cultivados há mais de uma década no Brasil, os plátanos não contavam com mudas registradas. A inclusão das variedades D’Angola e Terra Maranhão no Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), permitirá a produção e identificação de matrizes livres de vírus, bem como o acesso dos produtores aos sistemas oficiais de crédito rural. Por isso, era uma demanda antiga de agricultores e biofábricas de plantas.

“Assim como aconteceu com a laranja Pera D-6 e a banana Prata-Anã, a Embrapa foi demandada pelos agricultores a liderar o processo de registro”, conta o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Edson Perito Amorim, líder do Programa de Melhoramento de Banana e Plátano, que solicitou o registro. Ele explica que os plátanos oficializados são variedades de domínio comum e a Empresa não vai ter propriedade sobre elas nem receber royalties.

A confusão entre plátanos e bananas é bastante comum, tanto em português como em espanhol, língua na qual a palavra plátano geralmente é usada para qualquer tipo de banana. No Brasil, considera-se plátano somente a banana do tipo Terra, conhecida como banana-comprida ou banana-da-terra, que é consumida preferencialmente cozida, frita, assada ou na forma de farinha. Seus frutos podem chegar a 26 centímetros de comprimento e ter até meio quilo e a polpa é mais consistente que a da banana. A maior parte da produção está concentrada no Nordeste e Centro-Oeste, onde costuma fazer parte do café da manhã ou da noite e acompanhar pratos principais em almoços e jantares.

Tanto a banana quanto o plátano são ricos em amido, mas à medida que o fruto amadurece, o amido da banana é em grande parte convertido em açúcares, enquanto o do plátano se mantém ao longo do amadurecimento. A banana tem o nome científico de Musa spp. e pertence à família Musaceae, enquanto os plátanos são híbridos de Musa acuminata e Musa balbisiana. Enquanto a origem das bananas é asiática, a diversidade dos plátanos é maior na África, especialmente nas Áfricas Central e Ocidental. A ocorrência na América Latina provavelmente se deu com o tráfico de escravos. No Brasil, as principais variedades cultivadas de banana são do tipo Prata (Pacovan, Prata-anã e Prata-comum), Maçã e Cavendish; os principais plátanos são a Terra Maranhão, a D´Angola e a Terrinha.

 

Similar Articles

Últimos preparativos e lançamento da 85ª ExpoZebu

Últimos preparativos e lançamento da 85ª ExpoZebu 0

A Feira, uma das mais tradicionais do agronegócio brasileiro vai ser realizada entre os dias

Aprenda a fazer sua própria horta caseira e agroecológica

Aprenda a fazer sua própria horta caseira e agroecológica 0

As orientações iniciais são da agroecologista e professora Alessandra Nahra. Ela dá cinco dicas de

O semiárido ganha um zoneamento agrícola para melhorar o plantio da palma forrageira

O semiárido ganha um zoneamento agrícola para melhorar o plantio da palma forrageira 0

A palma forrageira é uma das espécies de maior relevância para a produção agropecuária no

Chega ao mercado dois novos híbridos de milho

Chega ao mercado dois novos híbridos de milho 0

Os lançamentos são resultado de melhoramento genético e uso de biotecnologia com objetivo de aumentar

Governo libera portaria que vai beneficiar mais de 230 mil famílias com o Garantia Safra

Governo libera portaria que vai beneficiar mais de 230 mil famílias com o Garantia Safra 0

O benefício tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios

No Comments

No Comments Yet!

No one have left a comment for this post yet!

Write a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE