Nordeste Rural | Homepage
[ X ]

Veja quais os produtos que vão ganhar desconto na hora de pagar a dívida do Pronaf em setembro

🕔12.set 2019

bonus do pronafA relação dos produtos, que está na Portaria nº 4.205, vale para o período de 10 de setembro a 9 de outubro deste ano. Os produtos incluídos na lista têm amortização no momento de pagar crédito obtido junto ao Pronaf. Com a publicação da lista, a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento define quais produtos agrícolas e os estados contemplados em setembro pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) com direito ao desconto nas operações de crédito junto a instituições financeiras.

Os produtos considerados com bônus são: açaí, babaçu (amêndoa), borracha natural cultivada, castanha de caju, cará/inhame, feijão caupi, laranja, mamona em baga, maracujá, mel, raiz de mandioca e tomate. De acordo com a Coordenação-Geral de Financiamento da Agricultura Familiar do Mapa, o desconto é aplicado pelo banco que operou o Pronaf sobre o valor do pagamento para os produtos da lista, para que os agricultores tenham assegurado, no mínimo, o custo de produção para garantir o pagamento.

Os produtos que tiveram queda no preço de mercado terão descontos no momento de amortização ou liquidação do crédito obtido junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O desconto concedido é correspondente à diferença entre o preço de mercado e o de garantia.

Para os agricultores que têm operações de investimento sem um produto principal, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.

Os agricultores beneficiados são todos aqueles que plantaram seus produtos nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Tocantins, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraná, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Algumas das culturas terão bônus acima de 51%, como é o caso do babaçu (amêndoa) para agricultores de Maranhão. O produto, que tem preço de garantia de R$ 3,04/ kg, teve o preço de mercado no último mês registrado em R$ 1,46/ kg, o que representa queda de 51,97%.

Para mais informações entre em contato com a equipe técnica pelos endereços eletrônicos: pgpaf.spa@agricultura.gov.br ou pronaf.spa@agricultura.gov.br ou pelo telefone (61) 3218 2603.

Similar Articles

A escolha da semente do milho hibrido é importante para a melhor produtividade do plantio

A escolha da semente do milho hibrido é importante para a melhor produtividade do plantio 0

Chegou a hora em que os produtores brasileiros de milho precisam se preparar para o

Hidrogel com base na nanotecnologia libera água e nutrientes gradualmente na lavoura

Hidrogel com base na nanotecnologia libera água e nutrientes gradualmente na lavoura 0

Pesquisadores desenvolveram um novo fertilizante à base de hidrogel modificado, capaz de reunir em um

Amantes da gastronomia vão poder aproveitar todas as novidades da Agrinordeste este ano

Amantes da gastronomia vão poder aproveitar todas as novidades da Agrinordeste este ano 0

Maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste, o Agrinordeste projeta Pernambuco no roteiro

Egito abre a possibilidade de negócios para comprar produtos lácteos brasileiros

Egito abre a possibilidade de negócios para comprar produtos lácteos brasileiros 0

“Essa é uma grande notícia que nós esperávamos. Foram muito rápidas as negociações e a

Diplomada mais uma turma de técnicos em agronegócio no Agreste de Pernambuco

Diplomada mais uma turma de técnicos em agronegócio no Agreste de Pernambuco 0

O trabalho é do Senar/PE - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural . A formatura da

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE