Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Vaqueiros de todo o Brasil protestam contra ameaça à pratica da vaquejada

🕔12.out 2016

protesto-vaquejada-recifeUma dezena de manifestações por todo país marcou o descontentamento e a preocupação dos vaqueiros e criadores de cavalos sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal de considerar o esporte vaquejada como sendo uma atividade inconstitucional. Isso ocorreu em virtude de uma ação contra uma lei do estado do Ceará que regulamentava a vaquejada como esporte.

As associações de vaqueiros do Brasil divulgaram um manifesto em que revelam muito mais do que representa a prática para a cultura nacional. Veja a nota dos Vaqueiros:

“A vaquejada passa por um momento delicadíssimo. Na esteira da decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou, por apenas um voto de maioria, a inconstitucionalidade da lei que regulamentava a vaquejada como esporte no Ceará, entidades contra o esporte pretendem estender seus efeitos para proibir a vaquejada no Brasil.

Sem dúvida alguma, a vaquejada representa muito mais que um esporte. Representa a identidade cultural do povo Nordestino. Somos mais de 600 mil pessoas ligadas direta ou indiretamente à vaquejada. Temos mais de 100 anos de tradição. Geramos emprego e renda para um país e região que vivem grave crise econômica e, por isso, precisamos ser respeitados e não chamados de criminosos.

Pedimos apoio das autoridades para manter viva a chama de nossa cultura, de nossas raízes e do nosso esporte, sem o qual milhares de nordestinos passarão a viver na marginalidade da economia e da sociedade.

A vaquejada passou, nos últimos anos, por diversas mudanças. A adoção de regras claras de proteção aos animais assegura que estamos no caminho certo. O bem-estar animal é também nossa bandeira de luta.

Precisamos apoiar a aprovação dos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional visando reconhecer a vaquejada como manifestação cultural e patrimônio imaterial do Brasil, como forma de assegurar a manutenção dessa importante atividade econômica e cultural para o país e principalmente, para o Nordeste.

Portanto, conclamamos nossos representantes a defender a Vaquejada. A cobrar dos nossos congressistas a aprovação de todos os projetos que permitam a permanência dessa atividade extremamente importante para todos nós. Conclui a nota.

As entidades fizeram manifestações em vários estados. Só em Pernambuco, houve mobilização em Recife, Petrolina, Garanhuns, com centenas de cavaleiros desfilando pelas ruas e avenidas das cidade. Os manifestantes programam para o próximo dia 25 uma concentração em Brasília onde pretendem ocupar a Esplanada dos Ministérios.

protesto-vaquejada-caminhoes

Similar Articles

Uma cultivar de arroz própria para cultivo em vários estados do nordeste

Uma cultivar de arroz própria para cultivo em vários estados do nordeste 0

É o arroz vermelho desenvolvida, pela primeira vez, no Brasil através dos pesquisadores da Embrapa.

Produtor perde menos usando suplementos granulados na dieta bovina

Produtor perde menos usando suplementos granulados na dieta bovina 0

Em um trabalho de pesquisa, cientistas da Embrapa Gado de Corte (MS) testaram alternativas para

Mudam as regras para produção de leite aos fornecedores das indústrias credenciadas pelo governo

Mudam as regras para produção de leite aos fornecedores das indústrias credenciadas pelo governo 0

As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União, nas Instruções Normativas (INs) 76 e

Justiça toma posição e canavieiros resolvem voltar ao trabalho

Justiça toma posição e canavieiros resolvem voltar ao trabalho 0

Na audiência de conciliação entre os trabalhadores e os empresários do Setor, no Tribunal Regional

A liderança mundial do Brasil na produção de café

A liderança mundial do Brasil na produção de café 0

A Maior produtor e exportador de café, e segundo maior consumidor do mundo, o Brasil

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE