Nordeste Rural | Homepage

Vantagens de sementes de abacaxis e bananas resistentes ao ataque de pragas

🕔19.abr 2015

abacaxiTrês variedades de abacaxi e três variedades de banana resistentes às principais doenças das culturas foram desenvolvidas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, na Bahia. No caso do Abacaxi as cultivares são BRS Imperial, a BRS Ajubá e BRS Vitória. Os frutos podem ser destinados ao mercado de consumo in natura e para a agroindústria. O plantio dessas cultivares dispensa a utilização de fungicidas, o que possibilita a redução nos custos de produção, e contribui para a redução da poluição ambiental e o aumento da segurança alimentar.

Um dos principais fatores de fragilidade da citricultura brasileira é a baixa diversificação de variedades de copas e porta-enxertos. A situação dos porta-enxertos é ainda mais grave, em função da elevada concentração dos pomares em uma só variedade, o limoeiro ‘Cravo’, o que torna a atividade vulnerável, especialmente no que diz respeito ao surgimento de novas doenças. Introduzidos da Califórnia e avaliados pelo programa de melhoramento de citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura, os citrandarins Índio, Riverside e San Diego são híbridos de tangerineira ‘Sunki’ com ‘Poncirus trifoliata’, que constituem uma nova geração de porta-enxertos, reunindo as vantagens apresentadas pelas tangerinas, como a menor suscetibilidade ao declínio, à tristeza e ao nematoide dos citros. Apresentam, ainda, resistência à gomose (Phytophthora) e induzem a formação de plantas compactas e produtivas.

Para as cultivares de Bananas resistentes, destacam-se  a BRS Princesa e a BRS Tropical, duas variedades tolerantes ao mal-do-Panamá e resistentes à Sigatoka-amarela, que têm a maioria de suas características, tanto de desenvolvimento quanto de produtividade, semelhantes e/ou superiores à ‘Maçã’. Além de produzir frutos menores, as duas variedades são excelentes alternativas de renda para o bananicultor.

Já a BRS Platina, resistente à Sigatoka-amarela e ao mal-do-Panamá, apresenta porte médio e características tanto de desenvolvimento quanto de rendimento idênticas às da Prata-Anã. Em grande parte do mercado brasileiro, a Prata-Anã reina absoluta, contudo sua produção está ameaçada em função da elevada incidência do mal-do-Panamá. A BRS Platina foi desenvolvida para fazer frente a essa limitação fitossanitária.

Banana 1

 

Similar Articles

Uma cultivar de arroz própria para cultivo em vários estados do nordeste

Uma cultivar de arroz própria para cultivo em vários estados do nordeste 0

É o arroz vermelho desenvolvida, pela primeira vez, no Brasil através dos pesquisadores da Embrapa.

Produtor perde menos usando suplementos granulados na dieta bovina

Produtor perde menos usando suplementos granulados na dieta bovina 0

Em um trabalho de pesquisa, cientistas da Embrapa Gado de Corte (MS) testaram alternativas para

Mudam as regras para produção de leite aos fornecedores das indústrias credenciadas pelo governo

Mudam as regras para produção de leite aos fornecedores das indústrias credenciadas pelo governo 0

As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União, nas Instruções Normativas (INs) 76 e

Justiça toma posição e canavieiros resolvem voltar ao trabalho

Justiça toma posição e canavieiros resolvem voltar ao trabalho 0

Na audiência de conciliação entre os trabalhadores e os empresários do Setor, no Tribunal Regional

A liderança mundial do Brasil na produção de café

A liderança mundial do Brasil na produção de café 0

A Maior produtor e exportador de café, e segundo maior consumidor do mundo, o Brasil

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE