Nordeste Rural | Homepage

Vantagens de sementes de abacaxis e bananas resistentes ao ataque de pragas

🕔19.abr 2015

abacaxiTrês variedades de abacaxi e três variedades de banana resistentes às principais doenças das culturas foram desenvolvidas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, na Bahia. No caso do Abacaxi as cultivares são BRS Imperial, a BRS Ajubá e BRS Vitória. Os frutos podem ser destinados ao mercado de consumo in natura e para a agroindústria. O plantio dessas cultivares dispensa a utilização de fungicidas, o que possibilita a redução nos custos de produção, e contribui para a redução da poluição ambiental e o aumento da segurança alimentar.

Um dos principais fatores de fragilidade da citricultura brasileira é a baixa diversificação de variedades de copas e porta-enxertos. A situação dos porta-enxertos é ainda mais grave, em função da elevada concentração dos pomares em uma só variedade, o limoeiro ‘Cravo’, o que torna a atividade vulnerável, especialmente no que diz respeito ao surgimento de novas doenças. Introduzidos da Califórnia e avaliados pelo programa de melhoramento de citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura, os citrandarins Índio, Riverside e San Diego são híbridos de tangerineira ‘Sunki’ com ‘Poncirus trifoliata’, que constituem uma nova geração de porta-enxertos, reunindo as vantagens apresentadas pelas tangerinas, como a menor suscetibilidade ao declínio, à tristeza e ao nematoide dos citros. Apresentam, ainda, resistência à gomose (Phytophthora) e induzem a formação de plantas compactas e produtivas.

Para as cultivares de Bananas resistentes, destacam-se  a BRS Princesa e a BRS Tropical, duas variedades tolerantes ao mal-do-Panamá e resistentes à Sigatoka-amarela, que têm a maioria de suas características, tanto de desenvolvimento quanto de produtividade, semelhantes e/ou superiores à ‘Maçã’. Além de produzir frutos menores, as duas variedades são excelentes alternativas de renda para o bananicultor.

Já a BRS Platina, resistente à Sigatoka-amarela e ao mal-do-Panamá, apresenta porte médio e características tanto de desenvolvimento quanto de rendimento idênticas às da Prata-Anã. Em grande parte do mercado brasileiro, a Prata-Anã reina absoluta, contudo sua produção está ameaçada em função da elevada incidência do mal-do-Panamá. A BRS Platina foi desenvolvida para fazer frente a essa limitação fitossanitária.

Banana 1

 

Similar Articles

Cientistas brasileiros criam uma cultivar de mamona sem veneno para os animais

Cientistas brasileiros criam uma cultivar de mamona sem veneno para os animais 0

A pesquisa genética foi desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Eles conseguiram

Um porta-enxerto híbrido ajuda a proteger o plantio de pimentão contra as pragas

Um porta-enxerto híbrido ajuda a proteger o plantio de pimentão contra as pragas 0

É o BRS Acará, porta-enxerto híbrido que tem como público-alvo produtores de pimentão em cultivo

Receita:  Sopa de Cebola

Receita: Sopa de Cebola 0

Esta sopa está no cardápio do restaurante 150 Maksoud, localizado no Hotel Maksoud Plaza, em

Tempo beneficia as lavouras de inverno

Tempo beneficia as lavouras de inverno 0

O tempo no Brasil vai se dividir entre a faixa litorânea do nordeste e o

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas 0

A Vinícola Ravanello, no município de Gramado (RS), é a primeira empresa brasileira a apresentar

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE