Nordeste Rural | Homepage

Vai começar a maior feira para a agricultura familiar do nordeste

🕔06.nov 2017

semiarido showA maior feira da agricultura familiar do Nordeste brasileiro,será realizada pela Embrapa e parceiros de 7 a 10 de novembro, no município de Petrolina, sertão de Pernambuco. Culturas pouco exigentes em água como o algodão branco e o colorido, o gergelim, o amendoim e a mamona, além de máquinas e implementos agrícolas para pequenas propriedades estão entre as tecnologias que serão demonstradas pela Embrapa Algodão durante a sétima edição do SemiáridoShow.

Durante os quatro dias da feira os técnicos e agrônomos da Embrapa Algodão farão apresentações e esclarecerão dúvidas dos participantes sobre o manejo e recomendações para o sistema de produção de cada uma das culturas em destaque nas vitrines. As informações vão desde o preparo do solo, necessidade hídrica de cada cultura, qualidade das sementes, máquinas de plantio e beneficiamento, entre outras.

O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, pesquisador João Henrique Zonta, lembra que o algodão já foi uma cultura muito importante para a região e continua sendo uma das melhores opções de cultivo para a agricultura familiar do Semiárido. “O algodão é uma planta que tolera muito a seca; o produtor pode vender a pluma para obter renda para a família e usar o caroço para alimentação animal. O Semiárido, devido suas características climáticas, produz fibra de excelente qualidade, abrindo oportunidade para trabalharmos com materiais diferenciados, com maior valor agregado, como o algodão fibra longa, colorido e orgânico”, afirma.

Na vitrine sobre o sistema de produção do algodoeiro serão apresentadas seis cultivares de algodão branco e duas de algodão colorido. Entres as variedades brancas estão três convencionais – BRS 416, BRS 286, BRS 336 – e três transgênicas – BRS 368 RF, BRS 430 B2RF e BRS 433FL B2RF. As variedades coloridas são a BRS Rubi, de cor marrom-avermelhada, e a BRS Jade, de cor marrom-clara e com produtividade semelhante ao algodão branco.

Serão apresentadas ainda as cultivares de gergelim BRS Anahí e a BRS Seda, o amendoim BR-1 e a cultivar de mamona BRS Energia. “Cada uma dessas culturas apresenta seu diferencial para o cultivo na região Semiárida – o amendoim é uma excelente fonte de proteína, importante para a segurança alimentar e se adapta bem a solos arenosos; o gergelim tem ciclo muito curto, alta produtividade, e excelente valor de mercado, além de compor bem os arranjos de cultivos em faixas, por exemplo, como o algodão no cultivo orgânico; a mamona, devido à alta qualidade de seu óleo, possui grande demanda no mercado, e tem rusticidade, se adapta bem a regiões com incidência de secas severas”, elenca Zonta.

O SemiáridoShow é uma feira voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro, realizada a cada dois anos pela Embrapa. Nesta edição, conta com a parceria do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares e Rurais do Município de Petrolina (Sintraf) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), além do apoio de diversos ministérios, governos, instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e de assistência técnica e extensão rural e organizações não governamentais nacionais e internacionais.

Similar Articles

Antioxidante não deixa a maçã escurecer depois de cortada

Antioxidante não deixa a maçã escurecer depois de cortada 0

A nova tecnologia foi desenvolvida pelo pesquisador, Rufino Fernando Flores Cantillano, da Embrapa Clima Temperado,

Receita – Talharim primavera

Receita – Talharim primavera 0

INGREDIENTES:   Para a massa: - 500g de talharim - ½ xícara (chá) de Margarina Delícia Supreme (100g) - 2

Vendas para o mercado asiático podem melhorar o desempenho das exportações de carne suína brasileira

Vendas para o mercado asiático podem melhorar o desempenho das exportações de carne suína brasileira 0

Foto R Globo Rural As vendas de carne suína pelos produtores brasileiros alcançam 155,2 mil

As cores do Recife no céu

As cores do Recife no céu 0

Hoje cedo o Recife acordou com um belo adorno no céu. O arco-íris se projetou

Uma tecnologia simples ajuda a controlar a irrigação automaticamente

Uma tecnologia simples ajuda a controlar a irrigação automaticamente 0

A tecnologia consegue reduzir o consumo de água e energia na lavoura em até 50%.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE