Nordeste Rural | Homepage

Vai começar a maior feira para a agricultura familiar do nordeste

🕔06.nov 2017

semiarido showA maior feira da agricultura familiar do Nordeste brasileiro,será realizada pela Embrapa e parceiros de 7 a 10 de novembro, no município de Petrolina, sertão de Pernambuco. Culturas pouco exigentes em água como o algodão branco e o colorido, o gergelim, o amendoim e a mamona, além de máquinas e implementos agrícolas para pequenas propriedades estão entre as tecnologias que serão demonstradas pela Embrapa Algodão durante a sétima edição do SemiáridoShow.

Durante os quatro dias da feira os técnicos e agrônomos da Embrapa Algodão farão apresentações e esclarecerão dúvidas dos participantes sobre o manejo e recomendações para o sistema de produção de cada uma das culturas em destaque nas vitrines. As informações vão desde o preparo do solo, necessidade hídrica de cada cultura, qualidade das sementes, máquinas de plantio e beneficiamento, entre outras.

O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, pesquisador João Henrique Zonta, lembra que o algodão já foi uma cultura muito importante para a região e continua sendo uma das melhores opções de cultivo para a agricultura familiar do Semiárido. “O algodão é uma planta que tolera muito a seca; o produtor pode vender a pluma para obter renda para a família e usar o caroço para alimentação animal. O Semiárido, devido suas características climáticas, produz fibra de excelente qualidade, abrindo oportunidade para trabalharmos com materiais diferenciados, com maior valor agregado, como o algodão fibra longa, colorido e orgânico”, afirma.

Na vitrine sobre o sistema de produção do algodoeiro serão apresentadas seis cultivares de algodão branco e duas de algodão colorido. Entres as variedades brancas estão três convencionais – BRS 416, BRS 286, BRS 336 – e três transgênicas – BRS 368 RF, BRS 430 B2RF e BRS 433FL B2RF. As variedades coloridas são a BRS Rubi, de cor marrom-avermelhada, e a BRS Jade, de cor marrom-clara e com produtividade semelhante ao algodão branco.

Serão apresentadas ainda as cultivares de gergelim BRS Anahí e a BRS Seda, o amendoim BR-1 e a cultivar de mamona BRS Energia. “Cada uma dessas culturas apresenta seu diferencial para o cultivo na região Semiárida – o amendoim é uma excelente fonte de proteína, importante para a segurança alimentar e se adapta bem a solos arenosos; o gergelim tem ciclo muito curto, alta produtividade, e excelente valor de mercado, além de compor bem os arranjos de cultivos em faixas, por exemplo, como o algodão no cultivo orgânico; a mamona, devido à alta qualidade de seu óleo, possui grande demanda no mercado, e tem rusticidade, se adapta bem a regiões com incidência de secas severas”, elenca Zonta.

O SemiáridoShow é uma feira voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro, realizada a cada dois anos pela Embrapa. Nesta edição, conta com a parceria do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares e Rurais do Município de Petrolina (Sintraf) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), além do apoio de diversos ministérios, governos, instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e de assistência técnica e extensão rural e organizações não governamentais nacionais e internacionais.

Similar Articles

Uma cultivar de arroz própria para cultivo em vários estados do nordeste

Uma cultivar de arroz própria para cultivo em vários estados do nordeste 0

É o arroz vermelho desenvolvida, pela primeira vez, no Brasil através dos pesquisadores da Embrapa.

Produtor perde menos usando suplementos granulados na dieta bovina

Produtor perde menos usando suplementos granulados na dieta bovina 0

Em um trabalho de pesquisa, cientistas da Embrapa Gado de Corte (MS) testaram alternativas para

Mudam as regras para produção de leite aos fornecedores das indústrias credenciadas pelo governo

Mudam as regras para produção de leite aos fornecedores das indústrias credenciadas pelo governo 0

As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União, nas Instruções Normativas (INs) 76 e

Justiça toma posição e canavieiros resolvem voltar ao trabalho

Justiça toma posição e canavieiros resolvem voltar ao trabalho 0

Na audiência de conciliação entre os trabalhadores e os empresários do Setor, no Tribunal Regional

A liderança mundial do Brasil na produção de café

A liderança mundial do Brasil na produção de café 0

A Maior produtor e exportador de café, e segundo maior consumidor do mundo, o Brasil

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE