Nordeste Rural | Homepage
[ X ]

Uma técnica que ajuda a aumentar a produtividade das pastagens

🕔05.ago 2015

É o que os técnicos chamam de sobressemeadura de forrageiras. Essa forma de cultivar ajuda a aumentar a produtividade das pastagens. Dessa forma, o produtor rural pode amenizar as dificuldades da época de seca por meio de uma técnica simples: plantar forrageiras de clima temperado em áreas cultivadas com capins de clima tropical. A aveia e o azevém são alternativas viáveis em regiões em que o inverno é chuvoso ou em áreas com sistema de irrigação disponível. Trata-se de uma prática ainda pouco difundida, mas já utilizada pelos produtores do programa Balde Cheio nas propriedades leiteiras.

Para dar mais explicações sobre este assunto,a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, São Paulo, Patrícia Anchão, diz que no inverno os capins tropicais possuem baixa produção, devido às baixas temperaturas e à pouca luminosidade. Em consequência, a produtividade animal também cai. Assim, o produtor precisa recorrer a alimentos concentrados e volumosos na dieta de bovinos, principalmente de leite. Estes alimentos, como a silagem e a cana-de-açúcar têm custo mais elevado do que o pasto. A sobressemeadura de forrageiras temperadas contribui para reduzir o uso de volumosos, já que a aveia e o azevém são forragens de alta qualidade.

Dessa forma, essa prática reduz os custos de produção. Além disso, diminui as áreas de plantio dos alimentos volumosos, pois a sobressemeadura utiliza o mesmo espaço do capim tropical. Essa é também uma vantagem ambiental, já que o produtor não precisa avançar sobre áreas preservadas com matas, nem usar defensivos ou herbicidas.

“A época ideal para a realização da sobressemeadura vai variar de acordo com a região. É importante a sobressemeadura ser realizada no momento em que o produtor possa usar o pasto por maior período de tempo”, destaca Patrícia. Segundo ela, trata-se de uma tecnologia simples e barata, com custos relacionados à aquisição das sementes de aveia e azevém e ao trabalho de distribuir a semente na área.

 

 

 

Similar Articles

Bem-estar animal pode evitar prejuízos para o produtor rural

Bem-estar animal pode evitar prejuízos para o produtor rural 0

O bem-estar dos animais é assunto primordial no processo de criação, que garante melhor qualidade

Programa Garantia Safra beneficia mais de 37 mil produtores no Nordeste

Programa Garantia Safra beneficia mais de 37 mil produtores no Nordeste 0

A previsão é de que um total de 37.579 produtores de Pernambuco, Paraíba e Minas

Brasil pode ter uma colheita recorde para a próxima safra

Brasil pode ter uma colheita recorde para a próxima safra 0

Os estudos foram realizados pela Conab - Companhia Nacional de Abastecimento – que estima colheita

Receita – Sarapatel

Receita – Sarapatel 0

Por Foto do livro "História dos Sabores Pernambucanos" Maria Lectícia Monteiro Cavalcanti   INGREDIENTES: 2 kg de

Solos com erosão provocam perda de produtividade da superfície terrestre global

Solos com erosão provocam perda de produtividade da superfície terrestre global 0

O prejuízo pode atingir 23%, diz estudo da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE