Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Uma técnica para produzir tomate ecologicamente

🕔20.nov 2014

tomate_rasteiro orgânico

A cultura do tomate, ao lado das culturas da batata, mamão e morango, são algumas das que  apresentam maior resíduo de agrotóxico. A Embrapa Solos conseguiu pela primeira vez, produzir tomate sem resíduo de agrotóxico. E o fato histórico aconteceu em São José de Ubá, região noroeste do estado do Rio de Janeiro. As análises, feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), provaram “na ponta do lápis” a pureza do tomate.

O consumo de alimentos cultivados de forma natural, ou seja, sem uso de produtos químicos é uUma tendência que vem se tornando mais forte no Brasil e no mundo. Seguindo esta tendência a Embrapa Solos, no Rio de Janeiro, realizou experimentos que resultaram no sistema de produção denominado TEC – Tomate Ecologicamente Cultivado.

“O Tomate Ecologicamente Cultivado envolve o trabalho de conservação de solo e água com a introdução do plantio direto do tomate na palhada. Associadas ao plantio direto, foram introduzidas técnicas de fertirrigação, manejo integrado de pragas, o MIP, e ensacolamento da penca de tomate”, diz o pesquisador da Embrapa Solos e líder do projeto, José Ronaldo Macedo.

As ações de MIP e de ensacamento da penca do tomate produzem um fruto isento de agrotóxico, pois o uso deste produto é reduzido devido ao MIP e à proteção física do saco, que evita o ataque de brocas e o depósito da calda na casca do tomate. Por sua vez, a fertirrigação proporciona maior eficiência no uso da água e de adubos mais solúveis, reduzindo, assim, os fortes níveis de adubação registrados nas lavouras de tomate. Já o sistema de plantio direto na palhada promove a redução do processo erosivo decorrente do preparo inadequado do solo.

O sistema de produção do Tomate Ecologicamente Cultivado produz um fruto limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade, o que permite ao produtor obter melhor preço pelo produto no momento da comercialização.

 

Similar Articles

Organização Mundial de Saúde Animal deve reconhecer o Brasil livre de aftosa com vacina

Organização Mundial de Saúde Animal deve reconhecer o Brasil livre de aftosa com vacina 0

O Comitê Científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recomendou que o Brasil seja

Começa a fiscalização para venda do pescado na Semana Santa

Começa a fiscalização para venda do pescado na Semana Santa 0

O trabalho dos fiscais tem a orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e

Árvore na janela

Árvore na janela 0

A imagem inédita se repetiu. Mais uma árvore crescendo em lugar inapropriado. Desta vez foi

Adubo verde in natura com aproveitamento de uma leguminosa do cerrado

Adubo verde in natura com aproveitamento de uma leguminosa do cerrado 0

A camaratuba – cratylia argente – tem como uma de suas características a fixação biológica

Atenção para os donos de granjas de avicultura

Atenção para os donos de granjas de avicultura 0

Para facilitar o controle sanitário das granjas de todo o Brasil, o Ministério da Agricultura,

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE