Nordeste Rural | Homepage
Advertisement
[ X ]

Uma técnica para produzir tomate ecologicamente

🕔20.nov 2014

tomate_rasteiro orgânico

A cultura do tomate, ao lado das culturas da batata, mamão e morango, são algumas das que  apresentam maior resíduo de agrotóxico. A Embrapa Solos conseguiu pela primeira vez, produzir tomate sem resíduo de agrotóxico. E o fato histórico aconteceu em São José de Ubá, região noroeste do estado do Rio de Janeiro. As análises, feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), provaram “na ponta do lápis” a pureza do tomate.

O consumo de alimentos cultivados de forma natural, ou seja, sem uso de produtos químicos é uUma tendência que vem se tornando mais forte no Brasil e no mundo. Seguindo esta tendência a Embrapa Solos, no Rio de Janeiro, realizou experimentos que resultaram no sistema de produção denominado TEC – Tomate Ecologicamente Cultivado.

“O Tomate Ecologicamente Cultivado envolve o trabalho de conservação de solo e água com a introdução do plantio direto do tomate na palhada. Associadas ao plantio direto, foram introduzidas técnicas de fertirrigação, manejo integrado de pragas, o MIP, e ensacolamento da penca de tomate”, diz o pesquisador da Embrapa Solos e líder do projeto, José Ronaldo Macedo.

As ações de MIP e de ensacamento da penca do tomate produzem um fruto isento de agrotóxico, pois o uso deste produto é reduzido devido ao MIP e à proteção física do saco, que evita o ataque de brocas e o depósito da calda na casca do tomate. Por sua vez, a fertirrigação proporciona maior eficiência no uso da água e de adubos mais solúveis, reduzindo, assim, os fortes níveis de adubação registrados nas lavouras de tomate. Já o sistema de plantio direto na palhada promove a redução do processo erosivo decorrente do preparo inadequado do solo.

O sistema de produção do Tomate Ecologicamente Cultivado produz um fruto limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade, o que permite ao produtor obter melhor preço pelo produto no momento da comercialização.

 

Similar Articles

Cuidados para combater a raiva bovina

Cuidados para combater a raiva bovina 0

A doença atinge todos os mamíferos e animais silvestres. O principal transmissor da raiva é

Estudo mostra quais as melhores regiões para plantar algodão herbáceo

Estudo mostra quais as melhores regiões para plantar algodão herbáceo 0

O levantamento mostra as melhores áreas de plantio do algodão herbáceo para o Distrito Federal

Maior evento indoor do agronegócio nordestino já tem data para acontecer

Maior evento indoor do agronegócio nordestino já tem data para acontecer 0

É o 27º Agrinordeste que vai reunir expositores de onze estados brasileiros a partir do

Receita – Empadão Sertanejo

Receita – Empadão Sertanejo 0

INGREDIENTES: Massa 3 xícaras de Farinha de Trigo Finna 250 g de margarina 1 gema 3 colheres de sopa de

Previsão de recorde na produção de grãos na safra 2018/2019

Previsão de recorde na produção de grãos na safra 2018/2019 0

Em comparação com a safra anterior, o crescimento será de 6% ou 13,7 milhões de

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE