Nordeste Rural | Homepage
Advertisement
[ X ]

Uma substância que ajuda a equilibrar o processo produtivo de animais

🕔09.mar 2018

glutaminaÉ a Glutamina, um aminoácido que grande importância para a saúde dos animais. Segundo os especialistas, ela vem se tornando um fator decisivo para garantir a excelência da produção animal. Estudos recentes têm classificado este composto como um aminoácido essencial, devido à sua grande importância para as células do sistema imunológico e intestinal dos animais, o que pode ser fundamental na resistência do animal contra infecções.

“O principal local de estoque e síntese da glutamina é a musculatura. Aproximadamente 80% do total de glutamina do corpo estão nos músculos esqueléticos, enquanto que a maior parte da glutamina consumida via dieta é utilizada no sistema digestivo, sendo um dos principais nutrientes das células intestinais”, afirma a pesquisadora de produção para equinos na Quimtia Brasil, a PhD Rebeca Weigel.

No intestino a glutamina estimula a proliferação celular. Esta renovação mais rápida, eficiente e equilibrada fortalece a barreia intestinal contra a entrada de agentes infecciosos. A parte não utilizada no intestino segue para o restante do corpo pela corrente sanguínea, para atuar no sistema imunológico, regular o metabolismo proteico, detoxificar o organismo e ainda proporcionar o aumento muscular, traduzido em carne.

De acordo com a especialista, em situações de jejum, o organismo utiliza a proteína do próprio corpo para gerar energia, processo denominado catabolismo muscular. “Esse processo, além de liberar aminoácidos, produz também outra substância, a amônia, que é toxica. A glutamina atua levando a amônia para o fígado e rins, para ser excretada e evitar seus efeitos tóxicos no organismo. Paralelamente, a glutamina ainda é usada para gerar energia”, comenta Rebeca.

Outra função protetora da glutamina está em sua atuação direta no sistema imunológico. Além de alimentar as células imunológicas, ela aumenta a capacidade delas de se protegerem contra lesões e sobreviver a desafios como presença de agentes infecciosos ou radicais livres. “A ação da glutamina sobre o metabolismo e imunidade dos animais tem feito com que este aminoácido se torne um potencial aliando na busca de produtividade com equilíbrio sanitário”, finaliza a pesquisadora.

 

Similar Articles

Cuidados para combater a raiva bovina

Cuidados para combater a raiva bovina 0

A doença atinge todos os mamíferos e animais silvestres. O principal transmissor da raiva é

Estudo mostra quais as melhores regiões para plantar algodão herbáceo

Estudo mostra quais as melhores regiões para plantar algodão herbáceo 0

O levantamento mostra as melhores áreas de plantio do algodão herbáceo para o Distrito Federal

Maior evento indoor do agronegócio nordestino já tem data para acontecer

Maior evento indoor do agronegócio nordestino já tem data para acontecer 0

É o 27º Agrinordeste que vai reunir expositores de onze estados brasileiros a partir do

Receita – Empadão Sertanejo

Receita – Empadão Sertanejo 0

INGREDIENTES: Massa 3 xícaras de Farinha de Trigo Finna 250 g de margarina 1 gema 3 colheres de sopa de

Previsão de recorde na produção de grãos na safra 2018/2019

Previsão de recorde na produção de grãos na safra 2018/2019 0

Em comparação com a safra anterior, o crescimento será de 6% ou 13,7 milhões de

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE