Nordeste Rural | Homepage

Uma semente de trigo de sequeiro própria para plantio no Cerrado

🕔24.jul 2015

trigo dia de campoÉ a cultivar de trigo BRS 404, desenvolvida pela Embrapa Trigo.A área potencial para o cultivo de trigo de sequeiro no Cerrado chega aos 2,5 milhões de hectares, contudo o trigo ocupa apenas cerca de 5% desta área, incluindo as áreas de cultivo irrigado que disputam espaço com culturas mais rentáveis.

O mapa de produção do Brasil inclui mais de 153 mil hectares de trigo distribuídos nos estados de GO, MG, DF, SP, MT e MS, segundo a CONAB, onde 70 mil hectares são em sistema de sequeiro. “O maior teto de produção está no trigo irrigado, onde também está o maior custo. Mas o grande desafio do Cerrado é explorar o trigo de sequeiro, que aproveita as áreas ociosas onde não há irrigação”, esclarece o pesquisador da Embrapa Trigo, Márcio Só e Silva.

Segundo ele, há cerca de dez anos não eram lançados materiais para trigo de sequeiro, resultando, muitas vezes, no uso equivocado de cultivares indicadas para cultivo irrigado: “muitos produtores estão utilizando a cultivar BRS 264, desenvolvida para cultivo irrigado, em sistema de sequeiro. A pressão do ambiente pode resultar em maior incidência de brusone, com epidemias frequentes nos últimos anos”.

A cultivar BRS 404 se destacou nos experimentos conduzidos na região do Brasil Central mostrando melhor resposta ao ataque de brusone. Uma das explicações, além da bagagem genética, seria o ciclo da cultivar, que permite a semeadura na época das águas, com espigamento na seca, deixando a espiga menos exposta à umidade que favorece o fungo causador da brusone.

“Ainda não podemos garantir uma cultivar tolerante à brusone, mas com certeza a BRS 404 deverá sofrer menos impacto na presença do frungo”, explica o pesquisador da Embrapa Trigo, João Leodato Nunes Maciel. A cautela na avaliação levou a Embrapa a classificar a cultivar como “moderadamente suscetível” ou “MS” na descrição técnica.

 

 

Similar Articles

Organização Mundial de Saúde Animal deve reconhecer o Brasil livre de aftosa com vacina

Organização Mundial de Saúde Animal deve reconhecer o Brasil livre de aftosa com vacina 0

O Comitê Científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recomendou que o Brasil seja

Começa a fiscalização para venda do pescado na Semana Santa

Começa a fiscalização para venda do pescado na Semana Santa 0

O trabalho dos fiscais tem a orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e

Árvore na janela

Árvore na janela 0

A imagem inédita se repetiu. Mais uma árvore crescendo em lugar inapropriado. Desta vez foi

Adubo verde in natura com aproveitamento de uma leguminosa do cerrado

Adubo verde in natura com aproveitamento de uma leguminosa do cerrado 0

A camaratuba – cratylia argente – tem como uma de suas características a fixação biológica

Atenção para os donos de granjas de avicultura

Atenção para os donos de granjas de avicultura 0

Para facilitar o controle sanitário das granjas de todo o Brasil, o Ministério da Agricultura,

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE