Nordeste Rural | Homepage

Uma semente de tomate hibrida que oferece um fruto mais vermelho

🕔01.jul 2018

tomate vermelhoO tomate BRS Zamir integra uma nova geração de tomates híbridos enriquecidos com licopeno, uma substância antioxidante muito eficiente no combate aos radicais livres no organismo e um pigmento que confere a típica cor vermelha dos frutos do tomateiro. Enquanto outros híbridos comerciais do segmento grape no mercado brasileiro obtêm por volta de 40 a 90 microgramas por grama de fruto (µg/g), o teor de licopeno do tomate BRS Zamir pode alcançar até 144 µg/g.

Os tomates do tipo cereja ou grape são reconhecidos pelos consumidores por causa da doçura de seus frutos pequenos e alongados, mas uma pesquisa da Embrapa Hortaliças desenvolveu esta nova cultivar híbrida que, além de muito doce, apresenta um diferencial benéfico para os consumidores indetectável pelo paladar: o teor de licopeno.

“Produtos derivados do tomate como sucos, geleias, molhos e extratos são a principal fonte de licopeno na dieta humana. O tomate BRS Zamir, recomendado para consumo fresco, ou seja, sem processamento, é recordista em acumulação de licopeno no mercado brasileiro. Do ponto de vista nutricional, os frutos do híbrido BRS Zamir funcionam como uma gostosa ‘cápsula’ de licopeno”, comenta o agrônomo Leonardo Boiteux, pesquisador responsável pelo programa de melhoramento genético do tomateiro da Embrapa.

Para os agricultores, a característica nutricional do tomate BRS Zamir, somada à qualidade sensorial, como textura, sabor e cor,  representa a possibilidade de agregar valor ao produto comercializado. Na última safra, as vendas alcançaram 178.000 sementes (ou 162 estufas de 400m2), registra Luís Carlos Galhardo, diretor da empresa Agrocinco, que está licenciada para comercialização da cultivar. De acordo com ele, esse volume representa por volta de 5% a 10% das vendas de sementes de tomate grape no Brasil, um segmento de mercado que é extremamente acirrado. Por ser um híbrido nacional, o custo das sementes é cerca de 30% menor em comparação com às importadas. “O tomate grape BRS Zamir promoveu a inserção estratégica e competitiva de um híbrido nacional em um segmento de tomate em que havia o predomínio de materiais genéticos importados”, avalia Galhardo.

Similar Articles

O combate ao pulgão da erva-doce é fácil e barato

O combate ao pulgão da erva-doce é fácil e barato 0

A erva-doce, planta medicinal, aromática e condimentar, muito cultivada na Mesorregião do Agreste paraibano é

Receita – Drink para a primavera: Margarita

Receita – Drink para a primavera: Margarita 0

INGREDIENTES: 1 ¹/² dose de tequila el Jimador Blanco Suco de ¹/² limão 55 ml de licor de

O desperdício de alimento no Brasil

O desperdício de alimento no Brasil 0

A dupla mais famosa da culinária brasileira, o arroz e feijão, quem diria, estão entre

Feira Livre – Passe o fim de semana no friozinho de Gravatá.

Feira Livre – Passe o fim de semana no friozinho de Gravatá. 0

Oportunidade: alugo para fins de semana ou temporada -  apartamento tipo flat no edifício Gravatá, com

Receita  – Cassoulet com harmonização de vinho

Receita – Cassoulet com harmonização de vinho 0

INGREDIENTES:   500 ml de caldo de frango 1 paio ou linguiça defumada (150 g) 1 peito de frango

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE