Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Uma live para discutir a importância do mapeamento e interpretação dos solos no Nordeste

🕔24.jun 2020

solos do nordeste - webinarSerá nesta quinta feira, – 25/6 – o webinar “Mapeando e interpretando o Nordeste do Brasil”, acontece às 16 horas, e será transmitido pelo canal da Embrapa no Youtube. O encontro é coordenado pela Embrapa Solos (RJ), em parceria com a Embrapa Semiárido (PE), que faz parte das comemorações dos 45 anos dos dois centros de pesquisa. Os debates vão girar em torno da importância dos trabalhos de mapeamento e interpretação das potencialidades dos solos e mostrará resultados de sucesso já alcançados na Região, especialmente com os zoneamentos agroecológicos.

A moderação do seminário virtual ficará a cargo do pesquisador Flávio Adriano Marques, coordenador-substituto da Unidade de Execução de Pesquisa da Embrapa Solos em Recife (UEP-Recife) e que se dedica principalmente ao levantamento e classificação de solos e a estudos da matéria orgânica do solo.

Os debatedores serão Margareth Simões, pesquisadora que atua na sede da Embrapa Solos, no Rio de Janeiro (RJ), em temas ligados à Geoinformática aplicada às Geociências, com ênfase em sensoriamento remoto, sistema de informações geográficas, análise espacial, monitoramento ambiental e agrícola e modelagem do uso da terra; José Coelho, pesquisador que trabalha na UEP-Recife em zoneamentos agroecológicos, levantamento de solos, diagnóstico ambiental e classificação de terra para irrigação; e Tony Jarbas, pesquisador da Embrapa Semiárido que se dedica aos zoneamentos agroecológicos, estudos ambientais, capacidade de uso da terra, potencial de terras para irrigação, substâncias húmicas, solos antropogênicos, matéria orgânica e solos antrópicos antigos.

Os especialistas irão refletir sobre a importância do zoneamento agroecológico para o desenvolvimento sustentável da região Nordeste, mostrando como esse instrumento técnico-científico, construído a partir do conhecimento das potencialidades e vulnerabilidades ambientais de determinada região, pode subsidiar políticas públicas ao indicar, por exemplo, a aptidão das terras para o uso agrícola. Os pesquisadores também responderão a perguntas feitas pelos internautas durante o webinar. Você pode participar acessando o endereço abaixo.

Serviço:

Webinar Mapeando e interpretando o Nordeste do Brasil

Quinta-feira (25/06/2020)

16 horas

Canal da Embrapa no Youtube (https://youtu.be/C5IM-yyX0Vs)

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE