Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Um porta-enxerto híbrido ajuda a proteger o plantio de pimentão contra as pragas

🕔21.jul 2018

pimentão - porta enxertoÉ o BRS Acará, porta-enxerto híbrido que tem como público-alvo produtores de pimentão em cultivo protegido e viveiros de produção de mudas enxertadas de pimentão. Como toda tecnologia desenvolvida, o BRS Acará passou pelo processo de validação de suas características, quando foi comparado com outros porta-enxertos já existentes no mercado.  E, segundo a pesquisadora Cláudia Ribeiro, que coordena o programa de melhoramento genético de Capsicum (pimentas e pimentões) o novo material ficou à altura do desafio.

Proteger cultivos de pimentão em solos infestados com bactérias do complexo Ralstonia, causador da murcha-bacteriana, Phytophthora capsici e nematoides-das-galhas. Esse foi o principal objetivo das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) para disponibilizar uma variedade de porta-enxerto com resistência múltipla a doenças e alta compatibilidade com as variedades hoje em uso comercial.

Para melhor entendimento da questão, a pesquisadora explica que além da resistência a múltiplas doenças, o porta-enxerto tem que apresentar boa compatibilidade com o híbrido que, no caso do pimentão, será enxertado. “A planta do híbrido enxertado (cavaleiro) tem que produzir igual ou mais do que a planta do híbrido sem enxerto (conhecido como pé franco) ”, anota Cláudia, para acrescentar: “Em estudos conduzidos na Embrapa foi medida a compatibilidade de BRS Acará com diferentes híbridos comerciais de pimentão – plantas de híbridos comerciais de pimentão enxertadas em BRS Acará chegaram a produzir 35% a mais de frutos do que os seus respectivos pés francos (plantas não enxertadas) ”.

Após oito anos de pesquisas, experimentos, avaliações e validações, o BRS Acará está pronto para ser comercializado – já passou pelas etapas de proteção e registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e aguarda o licenciamento de empresas que irão produzir e comercializar mais esse material desenvolvido pela Embrapa.

Similar Articles

Pernambucano ganha dinheiro vendendo insetos para alimento de animais

Pernambucano ganha dinheiro vendendo insetos para alimento de animais 0

O comércio de insetos no Brasil está em crescimento e não é de agora que

As vantagens do pastejo integrado entre ovinos e bovinos

As vantagens do pastejo integrado entre ovinos e bovinos 0

Foto: Capri Virtual Praticada em várias partes do mundo, a exploração integrada tem em sua

Receita – Drink maracujack

Receita – Drink maracujack 0

INGREDIENTES:   50 ml de whiskey Jack Daniel’s Meio maracujá 1 colher de sopa de açúcar Refrigerante Citrus   MODO DE FAZER:   Em

O efeito estufa interfere na produção de hortaliças

O efeito estufa interfere na produção de hortaliças 0

O fenômeno do aquecimento global, vem influenciando drasticamente atividades humanas e também com reflexos na

Receita – Cheesecake de Limão com Frutas Vermelhas

Receita – Cheesecake de Limão com Frutas Vermelhas 0

Chef Camila Camargo INGREDIENTES:   Massa 300g bolacha maisena 140g de manteiga derretida 40g de açúcar   Recheio 678g cream cheese em temperatura ambiente 207g

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE