Nordeste Rural | Homepage
[ X ]

Um livro ensina tudo sobre a produção de morango

🕔23.jul 2018

Livro sobre morangoNo livro Morangueiro estão reunidas as principais informações sobre o cultivo do morango, geradas por cerca de 50 profissionais da Embrapa, de universidades e de institutos estaduais de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, atendendo a demandas de produtores, técnicos, estudantes e demais interessados em obter, através da dedicação a esta cultura, renda e sustentabilidade na sua atividade agrícola.

O livro pode ser acessado por qualquer pessoa e terá download gratuito. O Morangueiro, contém recomendações de novas cultivares de morangueiro apresentadas e testadas como mais adaptadas às características de clima e solo do Brasil. Editado pelos pesquisadores Luis Eduardo Corrêa Antunes, Carlos Reisser Júnior e José Ernani Schwengber, o livro tem 22 capítulos e 589 páginas sobre as tecnologias para cultura do morango, trazendo informações para a expansão do conhecimento desta cadeia produtiva.

Entre as novidades que o produtor pode aprender, no livro tem a tecnologias de ponta para o cultivo do morangueiro, como o sistema de produção fora do solo, também chamado de cultivo semi-hidropônico, abordado no 11º capítulo. Os primeiros registros deste tipo de cultivo, no Rio Grande do Sul, foram na Serra Gaúcha, no final da década de 1990, em virtude de estudos realizados pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) a fim de aperfeiçoar esta tecnologia já existente em outras regiões. Esta forma de manejo vem sendo adotada nos últimos anos em praticamente todas as regiões tradicionais de produção de morango no Estado gaúcho.

Segundo o pesquisador Luis Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa, a técnica contempla um sistema fechado de produção, a reutilização dos insumos e o uso de adubação no momento exato de necessidade, tornando a produção mais sustentável ambientalmente. “Este método tem várias vantagens, como diminuir a penosidade de trabalho pelo produtor rural, destacando  também a possibilidade dele ter mais controle sobre aquela produção. Inclusive, os produtores estão migrando do cultivo no solo para o fora de solo – entre 40% e 50% de produtores de morango já adotam na região de Pelotas”, declarou o pesquisador.

O livro é resultado da cooperação entre a organização sul coreana Rural Development Administration (RDA) e a Embrapa. Para o presidente da RDA, Yangho Lee, o resultado da publicação é uma das formas de confiança em futuros tratados de cooperação técnica firmados com a Embrapa : “O foco poderá se estender em diversos frutos para o desenvolvimento da agricultura dos dois países”.

 

 

Similar Articles

Programa Garantia Safra beneficia mais de 37 mil produtores no Nordeste

Programa Garantia Safra beneficia mais de 37 mil produtores no Nordeste 0

A previsão é de que um total de 37.579 produtores de Pernambuco, Paraíba e Minas

Brasil pode ter uma colheita recorde para a próxima safra

Brasil pode ter uma colheita recorde para a próxima safra 0

Os estudos foram realizados pela Conab - Companhia Nacional de Abastecimento – que estima colheita

Receita – Sarapatel

Receita – Sarapatel 0

Por Foto do livro "História dos Sabores Pernambucanos" Maria Lectícia Monteiro Cavalcanti   INGREDIENTES: 2 kg de

Solos com erosão provocam perda de produtividade da superfície terrestre global

Solos com erosão provocam perda de produtividade da superfície terrestre global 0

O prejuízo pode atingir 23%, diz estudo da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade

Feira Livre – Alugue: agora é para entrar no arrasta-pé do São João no friozinho de Gravatá.

Feira Livre – Alugue: agora é para entrar no arrasta-pé do São João no friozinho de Gravatá. 0

Oportunidade: alugo para fins de semana ou temporada -  apartamento tipo flat no edifício Gravatá, com

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE