Nordeste Rural | Homepage

Um leilão hoje revela a importância do cavalo mangalarga no Brasil e seus associados

🕔03.nov 2017

cavalo haras cascatinhaNa América Latina, a ABCCMM é a maior associação de equinos de uma mesma raça já constituída. São mais de 14.500 integrantes, com um plantel formado por aproximadamente 600 mil Marchadores registrados. O mercado do Mangalarga Marchador caminha na contramão da crise. A raça experimentou um crescimento de 10% no último ano e tem movimentado cifras surpreendentes. Na maior exposição da raça, realizada em julho, na capital mineira, foram R$25 milhões de reais em leilões e vendas diretas.

Culturalmente, a Marcha Picada é escolhida por grande parte dos criadores no Nordeste do Brasil. Segundo o criador Rogério Bivar, titular do Haras Água Boa, Tibau do Sul (RN), em seu artigo “Marcha Picada no Nordeste”, essa preferência se dá pela equitação mais compatível em função do relevo da região e aceitação do mercado. “É o andamento predileto dos criadores nordestinos”, informou.

Bivar destaca ainda que os criadores desta modalidade de andamento fazem questão de montar em seus animais. Ele ressalta que o cavalo é usado e testado constantemente, não só pelo peão, mas pelo patrão, que está fazendo com que a seleção e evolução dos animais estejam cada vez mais próximas do usuário.

João Fragoso, titular do Haras Cascatinha (PE), explica que os primeiros cavalos que chegaram ao Brasil desembarcaram em Pernambuco, em 1534, com Mauricio de Nassau. O cruzamento destes animais com os cavalos nordestinos foi aprimorando a marcha até chegar à Marcha Picada que, segundo ele, é um andar mais cômodo. Fragoso credita a popularidade do andamento ao rendimento, à regularidade e ao estilo mais dócil.

Toda essa movimentação do manga-larga em Pernambuco se deve ao 10º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada do Cavalo Mangalarga Marchador e 1ª Exposição de Porto de Galinhas que acontece até o próximo domingo, no Parque de Exposição de Porto de Galinhas. E hoje está programado para às 19h, um leilão com 40 lotes de animais de alta performance do cavalo mangalarga marchador.

 

Similar Articles

O uso de forragens para obter mais alimentos para os animais

O uso de forragens para obter mais alimentos para os animais 0

O cultivo de forrageiras traz economia para o pecuarista que podem gastar menos com a

A palma nos jardins da França

A palma nos jardins da França 0

Incrível, mas a palma forrageira, tão conhecida no nordeste para alimentar o gado, também é

É possível fazer defensivos caseiros para o controle de pragas e doenças das hortaliças

É possível fazer defensivos caseiros para o controle de pragas e doenças das hortaliças 0

O ataque de pragas e doenças é um dos maiores problemas enfrentados por pequenos ou

Um cercado francês no outono

Um cercado francês no outono 0

O cercado está pronto para receber os animais. O pasto é verde e exuberante, como

Uma semente de macaxeira sem fiapo e mais produtiva

Uma semente de macaxeira sem fiapo e mais produtiva 0

Uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE