Nordeste Rural | Homepage

Um aplicativo de celular ajuda ao produtor controlar a oferta de alimento ao gado o ano todo

🕔11.mar 2018

aplicativo pastejandoÉ o aplicativo Pastejando, desenvolvido pela Embrapa e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Com a nova tecnologia o produtor vai poder fazer o planejamento forrageiro da propriedade, etapa determinante para o sucesso no desenvolvimento de um rebanho, seja de corte ou de leite. A ferramenta, disponível para uso em celulares Android, substitui a necessidade de utilização das planilhas eletrônicas ou cálculos manuais, aumentando a eficiência na gestão de recursos forrageiros e, com isso, diminuindo risco de perda da produção.

O planejamento forrageiro é feito para que o produtor possa ter oferta de forrageiras aos seus animais ao longo de todo o ano. Ele faz a projeção das variações do estoque de pastagens, com base nos fluxos de entrada e saída. São calculados os valores reais da massa de forragem, acúmulo, desaparecimento, crescimento, consumo e também perdas. Com isso, é possível o produtor ter a real noção de como fará a distribuição de forrageiras nas estações do ano. Trata-se de uma ferramenta valiosa para os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

O analista de transferência de tecnologia da Embrapa Clima Temperado (RS) Sergio Elmar Bender explica que o aplicativo faz os cálculos automaticamente para o usuário, sendo necessários apenas o registro de informações e o acompanhamento mês a mês. “A ferramenta realiza os cálculos baseada no peso dos animais e na área de produção de pastagens. Por isso, é muito importante o cadastramento correto dos dados, pois o aplicativo indicará o alcance de sucesso ou insucesso da produção e do desenvolvimento do rebanho. O Pastejando irá prever possíveis dificuldades, o que permitirá antecipar soluções”, detalha.

O aplicativo também identifica quais as opções de plantas forrageiras que são mais interessantes para o sistema de produção, e quais as opções técnicas de manejo mais adequadas ao seu emprego. É feito de uma sequência de avaliações das diferentes alternativas de cultivares e suas formas de utilização, até se chegar a uma combinação tida como a ideal para o sistema de produção da propriedade. É uma antecipação de ações na dinâmica do rebanho e na disponibilidade de oferta de alimento, diminuindo riscos, otimizando recursos, evitando o caos na criação de bovinos e a instalação dos chamados “vazios forrageiros”.

O Pastejando será lançado oficialmente na Expodireto Cootrijal 2018, entre os dias 5 e 9 de março, em Não-Me-Toque (RS).

 

 

Similar Articles

Gotejamento na irrigação e polinização por diferentes espécies de abelhas melhora a qualidade do morango

Gotejamento na irrigação e polinização por diferentes espécies de abelhas melhora a qualidade do morango 0

A presença de uma diversidade de abelhas nas flores do morangueiro melhora a produtividade, a

Um suco de fruta que ajuda a combater o triglicerídeo no sangue

Um suco de fruta que ajuda a combater o triglicerídeo no sangue 0

Triglicérides, ou triglicerídeos, são um tipo de gordura presente no sangue que, em quantidades elevadas,

Hortitec completa 25 anos e vai receber horticultores do Brasil e do Exterior

Hortitec completa 25 anos e vai receber horticultores do Brasil e do Exterior 0

O mais importante evento de Hortifruticultura da  América Latina, vai reunir 420 empresas expositoras que

Megaleite 2018 vai reunir expositores e produtores do Brasil e de várias partes do mundo

Megaleite 2018 vai reunir expositores e produtores do Brasil e de várias partes do mundo 0

É a maior exposição leiteira realizada no Brasil e atrai estrangeiros interessados, principalmente, pela genética

Nutrição correta e vacinação ajudam a melhorar o desempenho dos cavalos de trabalho

Nutrição correta e vacinação ajudam a melhorar o desempenho dos cavalos de trabalho 0

Manutenção da saúde dos animais de trabalho exige investimentos em manejo, sanidade e nutrição adequados.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE