Nordeste Rural | Homepage

Treinamento para quem quiser aprender mais como se cultiva mandioca

🕔27.abr 2016

Uma oportunidade para os produtores nordestinos aprenderem mais a forma de cultivo de uma das culturas mais usadas na região: a mandioca. A partir do dia 2 e até o dia 6 de maio, em Cruz das Almas, na Bahia, vai acontecer o Curso sobre Cultivo e Processamento de Mandioca, realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura.As inscrições vão até 29 de abril.

O treinamento tem como público-alvo técnicos da iniciativa privada, professores e agentes de assistência técnica e pretende dar uma visão geral sobre diversos aspectos da cadeia produtiva da mandioca no Brasil. “O objetivo é difundir o conhecimento das principais tecnologias da cultura, permitindo um aumento na produção e na renda dos agricultores”, explica Herminio Souza Rocha, supervisor do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia (STT), organizador do evento, juntamente com o pesquisador Joselito Motta.

Conservação do solo, nutrição, manejo integrado de pragas e doenças, diversos sistemas de produção, identificação de pragas no campo são alguns dos assuntos abordados no curso. Além do conteúdo teórico em sala de aula, estão incluídas na programação várias viagens técnicas. Em Cruz das Almas, o grupo vai visitar uma unidade de produção de beijus no distrito de Cadete e o mercado municipal de farinha e derivados de mandioca.

No município vizinho de Sapeaçu, será visto, na prática, o uso da manipueira – líquido tóxico originado no processo de prensagem da massa de raízes de mandioca – na alimentação animal, em particular, do gado leiteiro. Em Laje, a parada será na Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido) e na indústria de processamento de amido Bahiamido. Em Tancredo Neves, a visita será à Casa Familiar Rural e à Cooperativa de Produtores Rurais.

Mais informações sobre o treinamento pelo telefone (75) 3312-8144 ou e-mail cnpmf.inscricao@embrapa.br.

 

Similar Articles

Pernambucano ganha dinheiro vendendo insetos para alimento de animais

Pernambucano ganha dinheiro vendendo insetos para alimento de animais 0

O comércio de insetos no Brasil está em crescimento e não é de agora que

As vantagens do pastejo integrado entre ovinos e bovinos

As vantagens do pastejo integrado entre ovinos e bovinos 0

Foto: Capri Virtual Praticada em várias partes do mundo, a exploração integrada tem em sua

Receita – Drink maracujack

Receita – Drink maracujack 0

INGREDIENTES:   50 ml de whiskey Jack Daniel’s Meio maracujá 1 colher de sopa de açúcar Refrigerante Citrus   MODO DE FAZER:   Em

O efeito estufa interfere na produção de hortaliças

O efeito estufa interfere na produção de hortaliças 0

O fenômeno do aquecimento global, vem influenciando drasticamente atividades humanas e também com reflexos na

Receita – Cheesecake de Limão com Frutas Vermelhas

Receita – Cheesecake de Limão com Frutas Vermelhas 0

Chef Camila Camargo INGREDIENTES:   Massa 300g bolacha maisena 140g de manteiga derretida 40g de açúcar   Recheio 678g cream cheese em temperatura ambiente 207g

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE