Nordeste Rural | Homepage
Sementes especialmente tratadas aumentam a  produtividade da lavoura

Sementes especialmente tratadas aumentam a produtividade da lavoura

🕔11.jan 2018

sementes tratadasO tratamento de sementes é considerado um dos principais processos que antecedem o plantio e o cultivo das plantas de soja e milho. Entenda o porquê desta técnica ser tão importante para assegurar um bom estabelecimento da lavoura e, consequentemente, um alto potencial produtivo.

O primeiro passo que o agricultor deve tomar é a escolha de uma semente certificada e de alta qualidade. “Semente de alta qualidade é fundamental para o sucesso na agricultura. A decisão está nas mãos do comprador e ele precisa pensar o que é mais caro: a semente ou uma lavoura mal estabelecida e com falhas?”, ressalta Sergio Abud, pesquisador da Embrapa.

Depois é preciso uma proteção para preservar o potencial genético das sementes. É neste momento que entra em ação um bom tratamento para evitar danos provocados por pragas e doenças nas sementes e plântulas. “O potencial de perda em rendimento de uma semente não tratada pode variar entre 10 e 40% e está diretamente relacionado às espécies de pragas e doenças, a intensidade da incidência, além da época e condições do clima e solo em que o plantio foi realizado”, afirma Mairson Santana, gerente de Marketing de Tratamento de Sementes e Biotecnologia da BASF.

Para tratar a semente de milho híbrido deve-se usar fungicidas diretamente das empresas fornecedoras de sementes. Na soja o tratamento pode ser feito “on farm”, com o auxílio de máquinas específicas para este fim dentro das propriedades. Outra forma é por meio do Tratamento Industrial das Sementes também chamado TSI, o qual é realizado pelas sementeiras. Este tratamento além de proteger as sementes de pragas e doenças, também possibilita a aplicação de bactérias fixadoras de nitrogênio e polímeros que melhoram a plantabilidade e reduzem a presença de falhas na lavoura.

Para garantir a proteção do potencial genético das sementes de soja a BASF oferece o Standak® Top. O produto apresenta funções múltiplas e complementares no seu efeito inseticida e fungicida, blindando as sementes e plântulas contra o ataque de pragas e doenças de solo que interferem no processo de germinação e desenvolvimento uniforme da lavoura de soja.

 

 

Similar Articles

O Brasil pode sofrer novo período de El Niño no clima de todas as regiões

O Brasil pode sofrer novo período de El Niño no clima de todas as regiões 0

Os estudos realizados até agora indicam que há quase 80% de chance de se configurar

Um recorde para as vendas do agronegócio no primeiro semestre do ano

Um recorde para as vendas do agronegócio no primeiro semestre do ano 0

As exportações brasileiras do agronegócio subiram de US$ 56,39 bilhões para US$ 59,2 bilhões entre

Conheça tudo sobre a bebida mais brasileira de todas

Conheça tudo sobre a bebida mais brasileira de todas 0

A denominação de origem da Cachaça é o Brasil. A bebida tem cerca de 500

A importância das vitaminas para a boa formação dos animais

A importância das vitaminas para a boa formação dos animais 0

A vitamina A é essencial para o crescimento, reprodução (espermatogênese), proteção dos epitélios (pele, mucosas

Suplementação de vitaminas para bovinos garante melhor produtividade do rebanho

Suplementação de vitaminas para bovinos garante melhor produtividade do rebanho 0

Suplementação de vitaminas A, D e E, uma das medidas adotadas nas propriedades para manutenção

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE