Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Relatório aponta um crescimento para o consumo mundial de café

🕔12.mar 2016

café no galho.O crescimento do consumo mundial de café foi destaque do Relatório sobre mercado de café, publicado pela OIC – Organização Internacional do Café. Segundo a OIC, o consumo mundial de café que foi de 150,3 milhões de sacas de 60kg em 2014, subiu para 152,1 milhões de sacas em 2015 e, nos quatro últimos anos, o crescimento anual manteve média de 2%.

O consumo mundial de café aumentou, principalmente, na Ásia onde foi constatada grande parte desse crescimento recente, com taxas de 4,5 a 9% na Indonésia, Filipinas, Índia e Tailândia. Além disso, o Relatório de fevereiro deste ano aponta que em janeiro as exportações mundiais totalizaram 9 milhões de sacas, 0,8% menos que em janeiro de 2015 e, ainda, que nos quatro primeiros meses do ano cafeeiro (outubro a janeiro) elas aumentaram 1,7%, totalizando 35,9 milhões.

Outro relatório importante e divulgado há pouco, foi o Relatório de Tendências do Café – levantamento feito pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café. Esse documento busca reunir e oferecer informações e análises relevantes para o setor cafeeiro nacional, subsidiando o planejamento e a tomada de decisão dos agentes da cadeia agroindustrial do café.

O Relatório do Bureau destaca o aumento da participação do Coffea canephora na produção mundial em relação ao Coffea arabica. Segundo o Bureau, os grãos de café robusta são utilizados predominantemente em blends com café arábica e na fabricação de café solúvel, um produto cujo consumo cresceu muito nas últimas décadas, principalmente nos países emergentes. Além disso, o C. canephora é mais resistente a doenças, mais tolerante a adversidades do clima, possui maior produtividade e tem custo de produção inferior ao do C. arabica. De acordo com a análise do Relatório, esse cenário indica oportunidade para as regiões brasileiras produtoras de robusta, mas pode representar ameaça para a produção de café arábica no longo prazo.

Similar Articles

Organização Mundial de Saúde Animal deve reconhecer o Brasil livre de aftosa com vacina

Organização Mundial de Saúde Animal deve reconhecer o Brasil livre de aftosa com vacina 0

O Comitê Científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recomendou que o Brasil seja

Começa a fiscalização para venda do pescado na Semana Santa

Começa a fiscalização para venda do pescado na Semana Santa 0

O trabalho dos fiscais tem a orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e

Árvore na janela

Árvore na janela 0

A imagem inédita se repetiu. Mais uma árvore crescendo em lugar inapropriado. Desta vez foi

Adubo verde in natura com aproveitamento de uma leguminosa do cerrado

Adubo verde in natura com aproveitamento de uma leguminosa do cerrado 0

A camaratuba – cratylia argente – tem como uma de suas características a fixação biológica

Atenção para os donos de granjas de avicultura

Atenção para os donos de granjas de avicultura 0

Para facilitar o controle sanitário das granjas de todo o Brasil, o Ministério da Agricultura,

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE