Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Recomendações para diminuir os avanças da mastite caprina

🕔03.dez 2018

SONY DSCA melhor forma de reduzir o avanço da mastite em caprinos é adotar as boas práticas para prevenção. A mastite é provocada por microrganismos, como bactérias e fungos. A doença causa inflamação nas glândulas mamárias de fêmeas e provoca impacto direto na produção de leite, por causar redução na produção, depreciação do leite e seus derivados, além de descartes precoces de fêmeas acometidas.

Uma vez que a aplicação indiscriminada de antibióticos pode resultar em resistência e ineficácia de tratamentos, reforça-se a necessidade de prevenção contra a doença por meio das boas práticas na ordenha e na produção leiteira. Uma má higienização pode ser fator causador do surgimento da mastite, seja no uso de ordenha manual ou de ordenha mecânica.

“Pode haver transmissão de um animal para outro durante o processo da ordenha. Por isso, o ordenhador deve ficar atento à limpeza das mãos, das unhas, do cabelo. Usar solução de iodo a 0,5% para limpeza das tetas e secá-las com um papel toalha para cada teta. Se a ordenha for mecânica, o produtor deve higienizar o equipamento segundo as recomendações do fabricante”, recomenda Viviane de Souza.

A pesquisadora da Embrapa Viviane de Souza apresenta algumas práticas recomendadas para tentar diminuir a incidência da doença. É recomendável fornecer alimento, ao fim da ordenha, para evitar que animal fique deitado. “Após a ordenha, o esfíncter da teta, que é o orifício por onde passa o leite, leva 30 minutos para se fechar. Isso, assim como algum trauma nas tetas, pode ser porta de entrada para microrganismos, principalmente em caso de imunidade baixa do animal”, reforça a pesquisadora. Uma solução tecnológica recomendada pela Embrapa é o Kit Embrapa de Ordenha Manual para Caprinos Leiteiros, conjunto de equipamentos que facilita não somente a prevenção contra a doença e a higiene nos procedimentos de ordenha, mas também uma melhor qualidade sanitária do leite e seus derivados.

Similar Articles

Especialistas apostam em aumento de canaviais irrigados em 2019

Especialistas apostam em aumento de canaviais irrigados em 2019 0

A popularização da irrigação por pivô central está fazendo a diferença no que diz respeito

Pesquisadores avaliam crescimento na pecuária leiteira para 2019

Pesquisadores avaliam crescimento na pecuária leiteira para 2019 0

Melhora no cenário econômico e safra recorde de grãos devem fazer este ano ser de

Fechados os números do Valor da Produção de 2018

Fechados os números do Valor da Produção de 2018 0

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) encerrou o ano de 2018 em R$ 569,8

A peste suína clássica pode ser combatida com bom alimentação para os animais

A peste suína clássica pode ser combatida com bom alimentação para os animais 0

O surgimento dos primeiros focos da peste suína no Brasil, em meados do ano passado,

O destaque brasileiro na produção mundial de goiaba e de maracujá-azedo

O destaque brasileiro na produção mundial de goiaba e de maracujá-azedo 0

Foto: Cati Na produção de goiaba, o estado de São Paulo vem se destacando com

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE