Nordeste Rural | Homepage

Projeto que vai fazer um diagnóstico da produção de suínos no Brasil visita o maior produtor nacional

🕔18.ago 2016

SuinosPara conhecer toda a tecnologia e a sanidade das granjas do maior estado produtor de suínos do Brasil, chega à Santa Catarina, a Expedição Suinocultura. O Estado é líder em produção com 900,4 mil t e exportação com 194,5 mil t de carne suína. A equipe da Expedição passa pela região de Videira e Friburgo, onde visita o maior produtor individual de suínos e o campeão em produtividade de leitões por matriz. O roteiro também inclui passagem pelas regiões de Concórdia e Chapecó, com incursão à Embrapa Suínos e Aves, que possui o melhor laboratório de pesquisas da América Latina, além de visitas à indústrias e algumas granjas que foram impactadas pela alta de insumos como o milho.

A Expedição já visitou o Paraná, terceiro colocado em produção com 542,2 mil toneladas e exportação de 67,3 mil t de carne de porco em 2015, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Os técnicos da Expedição fizeram um relatório de granjas e frigoríficos das granjas visitadas em dezenas de municípios.  Além disso, a equipe que percorreu o roteiro destaca a vontade e a disponibilização das cooperativas do setor em investir cerca de R$ 2 bilhões em estruturas que proporcionem maior produtividade de carne suína e derivados nos próximos anos.

O objetivo da Expedição Suinocultura é traçar um diagnóstico do setor no Brasil, e para isso, ainda visita os estados  do Rio Grande do Sul, responsável pela produção de 713,6 mil t e exportação de 183,7 mil t por ano, e as áreas de produção de Minas Gerais, com 400,1 mil t por ano e 14,1 mil t por ano, respectivamente. Os quatro estados concentram 80% da cadeia produtiva da carne suína no Brasil e produzem mais de 2,5 milhões de toneladas por ano. Entre agosto e outubro, a equipe de técnicos e jornalistas vai levantar os desafios e avanços que marcam a atividade, desde a granja, até a indústria e os portos. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo em parceria com a Frimesa, uma das gigantes do agronegócio nacional.

 

Similar Articles

Projeto ajuda jovens agricultores do Ceará a estudar e se manter na terra

Projeto ajuda jovens agricultores do Ceará a estudar e se manter na terra 0

Projovem Campo É o projeto Projovem Campo Saberes da Terra. O objetivo é trazer de

Incentivo ao plantio de cacau pretende tornar o Brasil autossuficiente

Incentivo ao plantio de cacau pretende tornar o Brasil autossuficiente 0

O Brasil é o sétimo produtor de cacau do mundo, atrás da Costa do Marfim,

Um jeito de garantir alimento para os animais nos períodos de seca

Um jeito de garantir alimento para os animais nos períodos de seca 0

Uma alternativa para garantir a manutenção de animais como caprinos e ovinos, além de bovinos,

Uma semente transgênica de algodão branco

Uma semente transgênica de algodão branco 0

A semente de algodão branco é uma cultivar de porte médio e ciclo longo, indicada

A importância da mandioca para todas as regiões do Brasil

A importância da mandioca para todas as regiões do Brasil 0

Alimento energético, rico em carboidrato, a mandioca é um dos principais ícones da agricultura brasileira

http://www.flashppt.com/images/tangramone.swf