Nordeste Rural | Homepage

Pesquisa resgata o genuíno sabor da carne suína

🕔16.jan 2017

suino carne de lomboPara alguns consumidores, com a chegada do porco light o sabor da carne suína perdeu um pouco do seu valor qualitativo. Mas para recuperar essa tradição milenar, a VPJ Alimentos desenvolveu estudos científicos desmitificando o mito de que a proteína suína seria prejudicial à saúde, e resgatou a gordura dos cortes, bucando um equilíbrio maior entre o toucinho e o marmoreio responsável por levar à carne aquele sabor todo especial.

Para esse trabalho, a empresa focou sua produção nos animais da raça Duroc, raça desenvolvida nos Estados Unidos e que transfere uma incrível qualidade e precocidade de abate nos cruzamentos. Para o diretor da VPJ Alimentos, Antônio Miranda, o Duroc permite o abate de animais jovens, sem excesso de gordura subcutânea e com o marmoreio desejado pela alta gastronomia. “Essas características não impactam positivamente apenas no sabor, mas também no padrão e na maciez, além de ser capaz de aguçar outro sentido primordial do ser humano, o olfato. Quando a gordura derrete e carameliza a carne, faz exalar aquele aroma que dá água na boca”, explica.

A companhia é a única que explora as oportunidades gastronômicas oferecidas pela raça, controlando todas as etapas de produção, da fazenda ao paladar dos mais exigentes consumidores de carnes nobres. Os níveis desejáveis de marmoreio são obtidos a partir da seleção de reprodutores e doadoras qualificadas, genética compartilhada a um pool de criadores afiliados a um inédito programa desenvolvido pela empresa, que recebem bonificações ao atingirem a excelência esperada nos cortes.

E não há segredo no preparo. São cortes destinado à grelha, temperados apenas com sal-grosso comum ou aromatizado. A VPJ Alimentos recomenda a linha Salt Grass, em três versões para carne suína: Salt Grass Especiarias (R$ 23,90), Salt Grass Alho e Limão (R$ 16,90) e o Salt Grass Hot (23,90), com pimentas preta, branca e rosa.

Similar Articles

Antioxidante não deixa a maçã escurecer depois de cortada

Antioxidante não deixa a maçã escurecer depois de cortada 0

A nova tecnologia foi desenvolvida pelo pesquisador, Rufino Fernando Flores Cantillano, da Embrapa Clima Temperado,

Receita – Talharim primavera

Receita – Talharim primavera 0

INGREDIENTES:   Para a massa: - 500g de talharim - ½ xícara (chá) de Margarina Delícia Supreme (100g) - 2

Vendas para o mercado asiático podem melhorar o desempenho das exportações de carne suína brasileira

Vendas para o mercado asiático podem melhorar o desempenho das exportações de carne suína brasileira 0

Foto R Globo Rural As vendas de carne suína pelos produtores brasileiros alcançam 155,2 mil

As cores do Recife no céu

As cores do Recife no céu 0

Hoje cedo o Recife acordou com um belo adorno no céu. O arco-íris se projetou

Uma tecnologia simples ajuda a controlar a irrigação automaticamente

Uma tecnologia simples ajuda a controlar a irrigação automaticamente 0

A tecnologia consegue reduzir o consumo de água e energia na lavoura em até 50%.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE