Nordeste Rural | Homepage

Pernambuco começa a vacinar o rebanho contra a febre aftosa hoje

🕔01.mai 2016

vacina 2016É a 1ª etapa de vacinação contra febre aftosa. Hoje, começa a campanha de vacinação em todo o Estado e vai até o dia 31 de maio. A imunização de todos os bovinos e bubalinos é obrigatória por lei, independente da idade do animal. Na segunda, 02, todas as farmácias veterinárias cadastradas já estarão disponibilizando doses da vacina que devem ser adquiridas pelos criadores pernambucanos.

“ A expectativa é vacinarmos mais de 1,9 milhões de animais e continuarmos cumprindo a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Agricultura”, explicou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. A maior concentração do rebanho pernambucano está no Agreste Meridional com mais de 500 mil animais.

A Gerente Geral da Adagro, Erivânia Camelo explica como o criador deve proceder para ter uma vacinação mais eficaz. “ Além de imunizar o rebanho, o produtor não deve esquecer de declarar a vacinação nos escritórios da Adagro, pois o inadimplente pagará multa e terá restrições para transitar com seu animal”, pontuou.

A vacina deve ser mantida entre 2° e 8°, por isso é recomendado que seja transportada num isopor com gelo, para manter a eficácia da imunização do rebanho. O local da aplicação da vacina deve estar limpo para evitar contaminação e a agulha deve ser trocada ou higienizada a cada dez aplicações. “Também é recomendado que a aplicação ocorra nas horas mais frias do dia”, continuou Erivânia.

Uma novidade nesta etapa da vacinação é que a Adagro também irá realizar um recadastramento do rebanho suíno do Estado, visto que Pernambuco deverá se tornar área livre da peste suína clássica.

 

 

Similar Articles

É possível fazer defensivos caseiros para o controle de pragas e doenças das hortaliças

É possível fazer defensivos caseiros para o controle de pragas e doenças das hortaliças 0

O ataque de pragas e doenças é um dos maiores problemas enfrentados por pequenos ou

Um cercado francês no outono

Um cercado francês no outono 0

O cercado está pronto para receber os animais. O pasto é verde e exuberante, como

Uma semente de macaxeira sem fiapo e mais produtiva

Uma semente de macaxeira sem fiapo e mais produtiva 0

Uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado

Casa de campo na França

Casa de campo na França 0

A casa de campo na França tem características de aconchego. Está pronta para enfrentar as

Simetria do caqui

Simetria do caqui 0

Cor e simetria do caqui são encantadores. Uma beleza natural que não podemos perder e

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE