Nordeste Rural | Homepage

Pernambuco acelera a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

🕔20.mai 2015

vacina aftosaA campanha de vacinação contra a febre aftosa, em Pernambuco, vai até o dia 31 de maio, nesta primeira etapa. O objetivo é vacinar todo o rebanho de bovinos e bubalinos. A  imunização permite ao estado manter o status de área livre de febre aftosa com vacinação, e assegurar proteção aos animais contra a doença, que pode, inclusive, causar a morte e provocar enormes prejuízos ao produtor rural.

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado – Adagro pretende imunizar mais de 90% do rebanho pernambucano, que hoje é de cerca de dois milhões de animais. Para isso o produtor deverá adquirir a vacina nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Adagro. A vacina deve ser conservada em gelo e para evitar o estresse dos animais, deverá ser aplicada nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde, animais recém-nascidos também devem ser imunizados. “O criador que não vacina fica impedido de tirar a GTA e não pode se cadastrar em programas do Governo, além de pagar multa de no mínimo R$ 60,00” declarou a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo.

Na última etapa de vacinação realizada em novembro do ano passado foram vacinados 95% do rebanho pernambucano. A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas através das mãos, roupas e calçados, que  por ventura tenham entrado  em contato com os animais doentes. Os principais sintomas são: febre, ferimentos na boca, garganta e na pele ao redor dos cascos. Os animais ficam bastante debilitados, produzindo muita saliva, parando de andar e comer.

Similar Articles

É possível fazer defensivos caseiros para o controle de pragas e doenças das hortaliças

É possível fazer defensivos caseiros para o controle de pragas e doenças das hortaliças 0

O ataque de pragas e doenças é um dos maiores problemas enfrentados por pequenos ou

Um cercado francês no outono

Um cercado francês no outono 0

O cercado está pronto para receber os animais. O pasto é verde e exuberante, como

Uma semente de macaxeira sem fiapo e mais produtiva

Uma semente de macaxeira sem fiapo e mais produtiva 0

Uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado

Casa de campo na França

Casa de campo na França 0

A casa de campo na França tem características de aconchego. Está pronta para enfrentar as

Simetria do caqui

Simetria do caqui 0

Cor e simetria do caqui são encantadores. Uma beleza natural que não podemos perder e

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE