Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Os benefícios do milhos como alimento

🕔18.jul 2018

Milho saudavelO cereal é bastante nutritivo.  De acordo com a nutricionista Bianca Naves, da Predilecta, o milho pode ser considerado um superalimento, pois além dele ser fonte de energia, devido aos carboidratos, tem na sua composição antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras alimentares, que são importantes aliados na manutenção da saúde. “Os carotenoides presentes no milho ajudam no combate aos radicais livres, fortalecem o sistema imunológico, além de auxiliar na proteção de doenças degenerativas oculares, como a catarata, por conta da luteína e da zeaxantina. Já as fibras alimentares ajudam a conferir a sensação de saciedade, reduzir os níveis de colesterol, controlar o açúcar no sangue e melhorar o trânsito intestinal”, informa Bianca.

Outros componentes importantes no milho são as vitaminas do complexo B (B1, que favorece as funções cerebrais, como a memória; B3 ou niacina, que previne e trata o colesterol alto; e a vitamina B6, conhecida também como piridoxina, que atua no metabolismo das proteínas), são encontradas também vitaminas A e E. Com relação aos minerais, são encontrados em maior quantidade magnésio, fósforo e cobre, essenciais para saúde óssea e cardiovascular. Já o zinco auxilia o funcionamento do sistema imunológico, enquanto o potássio é importante para o controle da pressão arterial e saúde do coração.

O consumo regular de milho, e não só dos alimentos derivados do milho, pode contribuir para a prevenção de doenças crônicas. “Isso porque os seus componentes, como os fitonutrientes (antioxidantes), têm como função combater principalmente os radicais livres, protegendo o corpo de várias doenças crônicas, inclusive o câncer. Esses antioxidantes têm agentes anticancerígenos como o ácido ferúlico, que pode combater tumores da mama e fígado”.

Dessa forma, consumir óleo do milho, que possui um antiaterogênico no LDL, pode contribuir para reduzir a prevalência de doenças do coração. Além disso, pode previnir placas de gorduras nas artérias. “Mas vale lembrar que, para não perder as propriedades, esse óleo não deve ser aquecido até altas temperaturas”, ressalta Bianca.

Agora, surgiu no mercado, um novo produto para ser consumido pela população. Já é possível encontrar milho em conserva livre de sal e açúcar, em versão natural, apenas imerso em água, preservando suas propriedades. É o milho livre, um produto lançado pela marca Predilecta, que oferece ao consumidor Milho e Ervilha livres de adição de açúcar, sal e conservantes. Melhores para a saúde e para o paladar.

 

Similar Articles

Pernambucano ganha dinheiro vendendo insetos para alimento de animais

Pernambucano ganha dinheiro vendendo insetos para alimento de animais 0

O comércio de insetos no Brasil está em crescimento e não é de agora que

As vantagens do pastejo integrado entre ovinos e bovinos

As vantagens do pastejo integrado entre ovinos e bovinos 0

Foto: Capri Virtual Praticada em várias partes do mundo, a exploração integrada tem em sua

Receita – Drink maracujack

Receita – Drink maracujack 0

INGREDIENTES:   50 ml de whiskey Jack Daniel’s Meio maracujá 1 colher de sopa de açúcar Refrigerante Citrus   MODO DE FAZER:   Em

O efeito estufa interfere na produção de hortaliças

O efeito estufa interfere na produção de hortaliças 0

O fenômeno do aquecimento global, vem influenciando drasticamente atividades humanas e também com reflexos na

Receita – Cheesecake de Limão com Frutas Vermelhas

Receita – Cheesecake de Limão com Frutas Vermelhas 0

Chef Camila Camargo INGREDIENTES:   Massa 300g bolacha maisena 140g de manteiga derretida 40g de açúcar   Recheio 678g cream cheese em temperatura ambiente 207g

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE